Polígonos Regulares


Polígonos

O polígono é uma forma composta apenas por segmentos retos, isto é, uma linha fechada que está sempre no mesmo plano, mas não se cruza. Suas linhas não contém curvas e cada lado do polígono é então definido por um segmento de reta que, juntos, garantem a forma geométrica do elemento.

Dentre os tipos de polígonos, o regular é o que apresenta todos os seus lados iguais. Isso significa, portanto, que para ser um polígono regular todos os segmentos retos que compõem a figura, devem ter a mesma medida. Além disso, outra característica do polígono regular é que ele apresenta todos os seus ângulos congruentes.

A seguir, separamos as três principais características que definem um polígono regular. Continue a leitura e confira!

1 – Ser convexo – um polígono convexo se dá quando é possível unir dois de seus pontos, sem que passem pelo lado de fora do polígono. Essa é a regra principal de um polígono convexo e todos os seus pontos devem cumprir esse papel.

2 – Lados com a mesma medida – outra característica de um polígono regular é que todos os seus lados devem ter exatamente a mesma medida.

3 – Ângulos congruentes – e por fim, outra característica de um polígono regular é que todos os seus ângulos devem ser congruentes, ou seja, se dois ângulos do polígono forem sobrepostos, eles irão coincidir.

Propriedades

Uma das propriedades do polígono regular é a de que é possível descobrir os seus ângulos internos. Para isso, basta somar cada ângulo interno, e em seguida, dividir o resultado obtido pela quantidade de ângulos, isto é, a mesma quantidade de lados do polígono.

Outra propriedade de um polígono regular é que ele apresenta sempre a mesma medida em todos os lados, o mesmo número de arestas e os mesmos ângulos internos.