Categorias Matemática

Resumo sobre as touch screens

O Touch screen é a tecnologia sensível ao toque, que hoje já está presente em equipamentos eletrônicos, como tablets, smartphones, notebooks, smart TV, caixa eletrônico de bancos e computadores, entre outros. Com a tecnologia das telas sensíveis à pressão, que dispensam a utilização de elementos como teclados avulsos e mouse, basta encostar o dedo, a mão ou canetas específicas no visor do eletroeletrônico para interagir com o conteúdo do display.

Alguns eletrônicos, como smartphones e tablets, vêm acompanhados com a caneta própria para a tela Touch screen. Nessas opções, o usuário também pode utilizar as mãos e os dedos para pressionar a tela, a diferença é que com a caneta específica é possível, por exemplo, desenhar e fazer assinatura com maior precisão. De qualquer forma, é o usuário quem escolhe como deseja manusear o seu eletrônico.

No entanto, muitas gente ainda tem dúvida em relação à tecnologia sensível ao toque. Para esclarecer melhor o tema, confira o Resumo sobre Touch screen que temos para você nesse artigo! Veja abaixo:

• Resumo sobre Touch screen: História

O primeiro artigo sobre a tecnologia sensível ao toque (“ecrã tátil”), desenvolvido por E. A. Johnson foi publicado no ano de 1965. Porém, a primeira tela Touch Screen foi criada pelos cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), Bent Stumpe e Frank Beck, no ano de 1973. Onze anos depois, surgiu o primeiro computador com tecnologia sensível ao toque, fabricado pela Hewllett-Packard: o HP-150.

No entanto, a tecnologia desenvolvida na década de 1980 não era propriamente o ecrã tátil, pois, o que as telas sensíveis da época reconheciam eram as posições de quaisquer objetos não transparentes através de sensores infravermelhos. O Touch Screen tal como conhecemos hoje só começou a ser desenvolvido no início década de 1990, com o primeiro smartphone da História: o IBM Simon, fabricado pela Internacional Business Machines (IBM), em 1994.

Foi a partir do IBM Simon que as telas sensíveis aos toques começaram a se popularizar ao longo da década de 1990. Mas, justamente por ser uma tecnologia extremamente inovadora nessa época, a popularização do ecrã tátil era restrita às empresas de tecnologia e empresários de grande poder aquisitivo. Dessa forma, pode-se dizer que as telas Touch Screen só chegaram ao alcance da população de forma significativa a partir do lançamento do iPhone, de Steve Jobs, em 2007.

• Resumo Touch screen: como funciona essa tecnologia?

Para que as telas consigam reconhecer o toque humano, ou das canetas apropriadas para Touch screen, existem três sistemas que permitem o ecrã tátil: o Sistema Resistivo, o Sistema Capacitivo e o Sistema de onda acústica superficial. Nos iPhones e iPads, que são reconhecidos por ter as melhores telas Touch Screen do mundo, é utilizado o Sistema Capacitivo, que oferece precisão de praticamente 100% e é de alta durabilidade. Para entender melhor o funcionamento das telas sensíveis ao toque, vamos abordar o Resumo Touch screen de cada um desses sistema. Acompanhe:

1- Sistema Resistivo

As telas Touch screen com esse tipo de sistema são compostas por três camadas: uma camada de vidro, uma camada resistida e outra camada de metal condutor. A camada resistiva e a camada de metal condutor são separadas por espaçadores, sendo que entre elas há a passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade, imperceptível ao toque humano. Dessa forma, quando a tela é pressionada pelos dedos, essas duas camadas se encontram é assim que o dispositivo reconhece o toque e, automaticamente, envia as mensagens para o computador. O processador, por sua vez, utiliza um software para traduzir e transformar o toque em comandos.

2- Sistema Capacitivo

As telas Touch screen com sistema capacitivo, por sua vez, é formada por uma camada capacitiva (carregada eletricamente), que transmite elétrons para a mão com baixa intensidade, o que torna impossível perceber esses pequenos choques na ponta do dedo. A descarga elétrica na tela é reconhecida pelo processador do aparelho eletrônico, que possui a função de calcular os movimentos dos pontos que foram tocados e traduzir, transformando esses movimentos em um comando. Em comparação ao sistema resistivo, o capacitivo é mais eficiente porque permite uma maior passagem de luminosidade (até 90% da luz da tela).

3- Sistema de onda acústica superficial

Já as telas Touch screen com sistema de onda acústica superficial dispõem de dois transdutores: um instalado nas extremidades (superior e inferior) e outro nas laterais da tela. Um transdutor tem a função de ser receptor e o outro emissor. Outros componentes da tela são os refletores, que são responsáveis por enviar sinais elétricos para os transdutores através de ondas. Assim, quando o monitor é tocado, as ondas são interrompidas e os sensores traduzem o local exato do toque, enquanto o computador reconhece o comando. O Sistema de onda acústica superficial é o mais eficiente da atualidade, por permitir a passagem de 100% da luminosidade da tela.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024