Como fazer uma pesquisa bibliográfica


Se você é, ou já foi estudante, provavelmente teve de produzir trabalhos a partir de pesquisa bibliográfica, ainda vemos muitos jovens despreparados quando o assunto é método de pesquisa.

Mas se você não sabe como fazer isso, se acalme, este artigo pretende lhe ajudar a fazer pesquisa bibliográfica de maneira correta, e principalmente, fazer com que você aprenda e não esqueça por um bom tempo.

pesquisa bibliográfica

Definições: pré-pesquisa

Partindo do pressuposto de que já existe um assunto sobre o qual deverá ser o trabalho, para iniciar uma pesquisa bibliográfica é importante ter em mente seu objetivo, ou seja, o que você, enquanto pesquisador pretende com o seu trabalho.

Definido o objetivo passamos a delimitação do tema, ou seja, você terá que identificar de onde vai falar, quais os períodos que a pesquisa pretende abranger e também os autores que pretende utilizar como base para suas defesas.

Passado esse processo chegar a hora de botar a “mão na massa”, uma dica para uma boa pesquisa é criar listas com palavras-chave sobre o que sua pesquisa irá abranger, assim, fica muito mais fácil pesquisar.

É chegada a hora de buscar artigos, estudos e ensaios que contenham as palavras-chave anteriormente definidas, atenção é importante, que os materiais que você utilize sejam extremamente confiáveis, nada de informações obscuras retiradas de qualquer lugar. Selecionados os artigos passamos a fase de análise. Durante esta etapa é importante prestar atenção no título e no resumo, assim consegue-se definir sobre o que se trata o material. Dar uma olhada nas conclusões também não é má ideia, afinal, assim, você terá certeza se deve, ou não, usar o material.

Outro conselho importante é que não adianta simplesmente ler e não armazenar informações, portanto, grife e anote aquilo que realmente será útil.

Primeiros passos

Com o material necessário em mãos, passamos para próxima fase que é organizar as informações para que sejam bem compreendidas pelo leitor. Em geral, os trabalhos se dividem em: 1)Introdução; 2)Definições e conceitos; 3)Características Específicas; 4)Exemplos; 5)Resultados obtidos; 6)Considerações finais; 7)Referências Bibliográficas e 8)Anexos e apêndices.

É importante que o pesquisador traduza a linguagem denominada técnica para palavras mais fáceis e de fácil compreensão.

O uso correto das fontes

Entende-se por bibliografia tudo o conjunto/relação de documentos que foram reunidos para se chegar a determinadas informações, ou seja, aquilo que serviu de fonte. Durante a pesquisa, certamente você irá realizar apontamentos e citações se referenciado a bibliografia utilizada.

Na pesquisa bibliográfica é extremamente importante que o pesquisador confirme suas ideias a partir do que já foi escrito sobre o assunto, atenção, isso não significa que ele pode copiar outros autores, mas é sempre bom ter respaldo em alguns deles.

Outra função do pesquisador é saber conferir as informações, “checar” como se diz no jornalismo. Ou seja, nada de sair acreditando na primeira coisa que você leu se necessário procure mais informações sobre um mesmo ponto em diferentes meios.

Ponto positivo e negativo da pesquisa bibliográfica

O objetivo da pesquisa bibliográfica é mostrar ao pesquisador o que já existe sobre determinado tema, sendo assim, ela é essencial, na realização de pesquisas históricas. O principal ponto positivo é sua amplitude, afinal, ela permite uma maior cobertura de certos fenômenos, em contrapartida, o ponto negativo é que se mal realizada pode transmitir como resultado dados errados e até mesmo irreais.

O esforço para a realização de uma pesquisa bibliográfica bem feita consiste em: Definição do tema e objetivo, listar palavras-chave que tenham relação com isso, posteriormente pesquisar (em sites, livros, periódicos e artigos) informações relevantes que abarquem a lista de palavras previamente definidas, então, analisar o material encontrado e armazenar informações importantes. Depois estruture seu trabalho e escreva, mas lembre-se sempre “cheque” suas fontes de informação.

Também é importante tirar um tempo extra para poder organizar suas referências bibliográficas, ou seja, de onde vêm todas as informações que constam em seu trabalho. No Brasil, todas as referências de um trabalho devem estar de acordo com aquilo que propõe a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é ela quem regulamenta a formatação dos trabalhos acadêmicos.

Mas não precisa se desesperar existem diversos manuais que trazem as formas corretas que cada material consultado deve ter ao ser citado na pesquisa.

O método bibliográfico é amplamente utilizado em pesquisas históricas, como já citamos, entretanto, muitas vezes representa apenas o primeiro passo de uma grande pesquisa. Então, se você ainda não se sente um exímio pesquisador, o conselho é que se aperfeiçoe, primeiramente na pesquisa bibliográfica, e depois, alce vôos maiores.

Lembre-se, o mundo evoluiu e hoje temos a internet como uma ótima ferramenta de pesquisa, contudo, corremos o risco de nos perder em um emaranhado de informações, portanto, cuidado com a procedência do material que você vai utilizar. No mais, é só se organizar e seguir essas dicas que logo você será capaz de produzir uma excelente pesquisa bibliográfica.