Estudo sobre a Descrição em conjunto com Narração, Dissertação e Gráficos e Tabelas

Português,

Estudo sobre a Descrição em conjunto com Narração

A descrição é a modalidade de texto utilizada para trazer ao leitor as características de algo ou alguém. As palavras são uma ferramenta para, de forma objetiva ou subjetiva, inserir dados ou emoções que o autor presencia sobre uma cena ou uma pessoa. Não há presença de temporalidade ou sequência de ações que interfiram na progressão textual. É um processo de elaboração simultâneo e detalhista.

Descrição e Narração

É muito comum a presença de momentos descritivos em uma narrativa como uma necessidade para desenvolver a trama. A sua função é parar o tempo cronológico do texto para promover a descrição de um local, objeto ou mesmo uma personagem. Seja na tipologia objetiva ou subjetiva, a qual será uma escolha que dependerá da intenção do autor.

Em textos narrativos, a descrição pode trazer importantes informações ao leitor. Ao compor um cenário ou personagem, o autor pode descrever informações que sejam relevantes para algum acontecimento posterior.

Descrição e Dissertação

O uso da descrição como recurso em textos dissertativos também é comum. Até mesmo textos técnicos, jornalísticos ou científicos, podem necessitar da descrição de um objeto, como um aparelho, algum procedimento, acontecimento, animais ou pessoas. Por conta disso, quando há presença de descrição nessas situações, é do tipo objetiva.

Entretanto, pode ocorrer a necessidade de descrever uma ideia. Um elemento que não seja concreto, como publicidades ou de cunho político, com certa parcialidade para o leitor. Assim, a descrição subjetiva é mais adequada para os efeitos desejados.

Descrição de gráficos e tabelas

Na elaboração de um texto dissertativo pode surgir a necessidade de descrever gráficos ou tabelas. A descrição nesses casos deve ser objetiva, por se tratar de uma exposição de dados. O importante é interpretar a tabela ou gráfico, após, reproduzir os dados em frases, dispondo do léxico e das informações coletadas.