Crase: Regra Geral, Casos onde Sempre Ocorre, Nunca Ocorre, Casos Especiais e Facultativos


Do grego KRASIS , significa junção, fusão ou contração de dois “a” (a+a) num só (à marcado pelo acento grave), sendo um deles preposição e o outro artigo feminino ou pronome demonstrativo. Atenção: Crase é o nome que se dá à contração de dois as, e não ao acento. Quase todo o mundo pensa que crase é o nome do acento. Quem pensa assim jamais vai aprender a usar corretamente o acento da crase.

Crase: Regra Geral, Casos onde Sempre Ocorre

Quem sabe o que é crase não pergunta: “Esse a tem crase?” ou “Craseio este a?” Nenhum a tem crase; o a pode ter acento grave. Ninguém craseia o a: a crase é um fenômeno que acontece independente da nossa vontade. Desta forma, ninguém deve ordenar assim: “Craseie o a, mas assim: “Coloque o acento grave no a” ou simplesmente “Acentue o a craseado”.

Assim, aquele que tem dúvida, deve perguntar: “Este a tem acento grave?” ou “Acentuo este a?” ou ainda “Este a é craseado?” A preposição A pode juntar-se:
•            a um artigo
•            a um pronome demonstrativo A
•            ao pronome demonstrativo AQUELE/ AQUELA/ AQUILO
•            ao pronome relativo A QUAL/ AS QUAIS

e)    Antes de pronomes de tratamento. Exemplo: Peço a Vossa Senhoria esse favor. Observação: As únicas exceções são os pronomes senhora e senhorita.
f)     Antes dos pronomes demonstrativos esta(s) e essa(s). Exemplo: Dê o livro a essa menina.
g)    Antes dos pronomes cuja, quem, alguma, nenhuma, certa, alguém, ninguém, toda, cada. Exemplo: Ele não se dedica a nenhuma forma de arte.
h)    Antes de Nossa Senhora e nomes de santas. Exemplo: Eles apelaram a Nossa Senhora. Com A, antes de palavras no plural. Exemplo: Os  alunos  dedicaram-se  a várias atividades esportivas.

SEMPRE OCORRERA CRASE

a)    Nas expressões de horas específicas. Exemplo: Sairei às duas horas.
b)      Em locuções formadas por a + palavra feminina + de/que.

Método Rápido

Troca a palavra feminina por uma masculina. Se na frente da masculina aparecer A0(s) é sinal de que o acento indicador de crase deve aparecer. Exemplo: O livro pertence a diretora./ O livro pertence ao diretor. = O livro pertence à diretora.

NÃO OCORRERÁ CRASE

a)    Antes de palavras no masculino. Exemplo: Ele andou a cavalo.
b)    Antes de verbos.
c)    Antes de palavras repetidas.
d)    Antes de pronomes pessoais.

Casos especiais

a) Pode ocorrer crase diante de palavras masculinas quando uma palavra feminina estiver subentendida antes dela.
b) Ocorre crase antes da palavra CASA quando vier qualificada, especificada. Quando se referir ao próprio lar, não ocorrerá.
c)     Não ocorrerá crase antes da palavra TERRA quando ela significar “terra firme”, em oposição a mar.
d)    Com a expressão a distância ocorrerá crase se ela vier determinada. Exemplos: Ela ficou à distancia de dois metros da mesa. A polícia ficou a distância, sem interferir.
e)    O pronome AQUELE e variações e também AQUILO podem receber acento no a inicial, desde que haja um verbo ou um nome relativo que peça a preposição a. Exemplo: Fui àquela farmácia.Observação: Às vezes, o pronome aquele ou aquelas vem representado por a ou as, também pronomes
demonstrativos. Exemplos: Esta revista é igual à que li. Suas visões foram semelhantes às que tive ontem à noite.
f)    Haverá crase antes de nomes de lugares que admitam artigo (A Itália, a França, a Bahia, a Inglaterra, a Alemanha). Poderá ocorrer crase antes
de nomes de lugares que não admitam artigo desde que  sejam  seguidos  de  um  termo especificador. Exemplos: Fui à Bahia. (Voltei da Bahia.) Fui a Roma. (Voltei de Roma.) Fui à Roma dos Mártires.(lugar especificado). Observação: Sempre, nesses casos, que se referir a lugar, use o verbo voltar. Se voltar da. ocorrerá crase, se voltar de. não ocorrerá crase.

Casos Facultativos

a) Diante de nomes femininos de mulher.
b) Antes de pronomes possessivos como: minha, sua, nossa, vossa.
c) Depois da palavra ATÉ.