Regras de Acentuação e Estudo do Substantivo como Classe de Palavra


Regras de Acentuação

Na língua portuguesa, a grande maioria das palavras apresenta uma de suas sílabas como a sílaba tônica, ou seja, uma sílaba que é pronunciada de maneira mais forte que as demais. Porém, nem sempre tal sílaba recebe acentuação para que haja a diferenciação.

Assim, é importante que se saiba como acontece a acentuação na língua portuguesa, com uma diferenciação em palavras oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas, além dos monossilábicos tônicos.

– Oxítonas

As palavras oxítonas são aquelas que apresentam a sílaba tônica na última sílaba desta palavra. No entanto, nem todas as palavras oxítonas são acentuadas.

Para que se faça a acentuação correta, é preciso saber que as oxítonas são acentuadas apenas quando terminadas em: a, as, e, es, o, os, em, ens.

– Paroxítonas

As palavras paroxítonas são aquelas em que a sílaba tônica se faz presente na penúltima sílaba, sendo acentuadas apenas as que possuem terminação em: i, is, us, uns, um, os, x, l, r, n, ã, ãs, ao, aos, além das palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

– Proparoxítonas

As proparoxítonas são as palavras em que a sílaba tônica está presente na antepenúltima sílaba, e todas estas devem ser acentuadas, diferenciando-se assim das demais.

– Monossílabos tônicos

Os monossílabos tônicos são aqueles monossílabos que possuem uma entonação forte, sendo acentuados apenas os que terminam em: a, as, o, os, e, es.

O substantivo como classe de palavras

O substantivo é uma das classes de palavras mais utilizadas em toda a língua portuguesa, sendo o conjunto de palavras que dá nome aos objetos e seres vivos, podendo assim ser subdividido em uma série de outros grupos.

Entre os principais grupos da classe de palavras do substantivo estão os substantivos comuns, substantivos próprios, substantivo composto, entre outros. Geralmente, o substantivo é acompanhado por um adjetivo, que dá qualidade ou características ao substantivo.