Verbos Irregulares e Verbos Derivados


Verbos Irregulares

Entre os principais erros cometidos em provas, testes e vestibulares, podemos citar o mau uso dos verbos irregulares e verbos derivados.

Conforme o próprio nome indica, os verbos irregulares são aqueles cuja conjugação não segue sempre a mesma forma nos diferentes tempos verbais. A seguir, de forma muito objetiva, tire todas as suas dúvidas a respeito dos verbos irregulares e verbos derivados:

Verbos irregulares

Os verbos seguem padrões na conjugação das diferentes pessoas e tempos verbais. Porém, alguns deles são irregulares, já que não seguem a norma e mudam em situações específicas. Não há nenhuma regra que se aplique a todos eles.

Há diferentes tipos de verbos irregulares. Aqueles que possuem alterações suaves, somente na finalização da palavra e outros que possuem mudanças mais complexas, inclusive no radical do verbo.

Os primeiros, são chamados de verbos irregulares defectivos, enquanto os segundos, anômalos. Existem ainda os verbos irregulares chamados de abundantes, com mais de uma forma pessoal ou nominal. Alguns verbos irregulares sofrem alterações ocorrem somente na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. É o caso de todos os verbos terminados em “air”, “uir” e “oer”.

Infelizmente é preciso memorizar cada um dos verbos irregulares e como a alteração se dá, para não cair em pegadinhas em avaliações.

Verbos derivados

Um verbo derivado é, conforme a nomenclatura sugere, parte derivada de outro verbo. Para não errar, é preciso conhecer profundamente a conjugação e norma dos seus verbos de origem.

Um bom exemplo de um verbo derivado, é a palavra “intervir”. Observe que a sua conjugação, em todos os tempos e pessoas, segue a mesma forma do verbo do qual se derivou, que é “Vir”.

Por se tratarem de questões que possuem diversos detalhes, os verbos irregulares e os verbos derivados costumam deixar muitas dúvidas e levar pessoas ao erro. Para evitar este problema, é preciso prestar bem atenção às pessoas, tempos verbais e conjunções.