Resumo sobre Classe de Palavras e Estudo da Semântica: Sinônimos, Antônimos e Parônimos

Resumo sobre Classe de Palavras e Estudo da Semântica

Classe de palavras

Todas as palavras existentes são pertencentes a algum tipo de classe de palavras, que servem para categorizá-las de acordo com a forma correta de sua utilização. Ao todo existem dez classes de palavras diferentes.

No entanto, vale ressaltar que algumas palavras podem pertencer a mais de uma classe de palavras, variando assim de acordo com a forma com que é empregada.

As classes de palavras são:

– Verbo
– Advérbio
– Substantivo
– Artigo
– Adjetivo
– Pronome
– Preposição
– Numeral
– Interjeição
– Conjunção

Estudo da semântica

A semântica é a parte da gramática responsável pelo estudo dos sentidos e das aplicações de palavras de acordo com o contexto, de maneira que estas façam sentido e sejam empregadas corretamente de acordo com cada oração.

Dentro deste estudo da semântica, alguns tipos de palavras podem gerar alguma confusão quanto a seu sentido ou aplicação, como é o caso dos sinônimos, antônimos e parônimos.

Confira a seguir as características destes grupos de palavras:

– Sinônimos

Os sinônimos são palavras que possuem um significado semelhante, de forma que possam ser empregadas para definir algo ou alguém sem que se altere o sentido da oração no qual são empregadas.

Alguns exemplos simples de sinônimos são: belo/bonito; calvo/careca; ligar/telefonar; colado/grudado.

– Antônimos

Os antônimos são exatamente o oposto dos sinônimos, sendo palavras que possuem um significado contrário umas das outras. Assim, são empregados para definir opostos, de forma que alteram completamente uma oração quando utilizados.

Alguns exemplos de antônimos são: abrir/fechar; preto/branco; ligado/desligado; bonito/feio.

– Parônimos

Os parônimos são as palavras que mais podem gerar complicações ou confusões dentro da língua portuguesa, pois possuem significados diferentes, mas são bastante parecidas em sua pronúncia ou escrita.

Exemplos de parônimos são: cumprimento/comprimento; emergir/imergir.