A Água Como Solvente


A água é um dos componentes mais importantes de todo o planeta. Todos os seres vivos precisam dela para viver e nada seria como é se não fosse por ela. Além disso, também é muito utilizada na indústria, na produção e no desenvolvimento de diversos produtos. Por isso, neste artigo, vamos falar da água como solvente, e quais são as propriedades que ela possui que tanto a diferenciam de outros tipos de líquidos.

A Água Como Solvente

A água

Antes de falarmos um pouco sobre a água como solvente, vamos relembrar onde está presente e como podemos encontrá-la. Todos os dias estamos em contato com ela, mas nem sempre nos damos conta disso. A água, este líquido transparente, sem sabor e sem cheiro faz parte do nosso cotidiano. Precisamos dela para beber, para tomar banho, para cozinhar e para molhar as plantas.

A água pode ser encontrada naturalmente, no mundo todo no estado líquido (rios, mares, lagoas e oceanos), gasoso (em forma de vapor) e também sólido (como nas geleiras e na neve, por exemplo). Ela é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, que se ligam por meio de ligações moleculares e por isso é também representada pela fórmula H2O.

A água está presente na natureza de forma abundante, em rios, nas geleiras, nos mares e na chuva. Até dentro do organismo de seres vivos. Em nós, seres humanos ela representa cerca de 60% do nosso peso e está dentro das células, no sangue, nos músculos e também nos órgãos. De forma bastante assertiva, podemos afirmar que sem a água, não existiria vida na terra.

Aliás, quando cientistas procuram por evidências de vida em outros planetas, o primeiro passo é encontrar água, independentemente do seu estado. Quando um planeta distante apresenta indícios de água, a probabilidade de que algum tipo de vida exista por lá aumenta consideravelmente.

Mas apesar de estar presente em praticamente todo lugar em seus diversos estados, é muito raro encontrarmos a água de forma totalmente pura. Ela está quase sempre unida a outros elementos químicos e substâncias, que dão a ela diferentes cores e tonalidades, sabores e até aromas.

A água como solvente universal

Você já deve ter ouvido falar que a água é um solvente universal. Isso se dá devido à sua composição e forma como as moléculas estão unidas, que possibilitam que ela seja capaz de dissolver praticamente qualquer outra substância encontrada na natureza.

A água como solvente universal, ainda é capaz de dissolver elementos que estejam no estado líquido, gasoso ou até sólido, devido sua polaridade. Esta característica, que trata da capacidade de uma substância em se dissolver na água é chamada de hidrossolúvel. A água, quando unida a outras substâncias, pode formar misturas homogêneas ou heterogêneas.

As misturas homogêneas são aquelas que se unem de forma a parecer uma única mistura. Quando olhamos sem o uso de equipamentos, não é possível saber se há ou não mais substâncias ali. É o caso, por exemplo, da união da água com o açúcar ou da água com o sal. O sal e o açúcar são totalmente dissolvidos na água.

Já um exemplo bastante comum de mistura heterogênea, é a união da água com o óleo. Por mais que tentemos misturar as duas substâncias, é impossível transformá-las em algo único. A olho nu é possível verificar o óleo na água.

Quando misturadas, as substâncias recebem o nome de soluto ou solvente. Soluto é a substância que vai se dissolver no solvente. No caso de água e sal, por exemplo, o sal é o soluto e a água, o solvente. Há uma infinidade de solutos que se misturam perfeitamente à água, como os já citados sal e açúcar e também o álcool.

Algumas vezes, quando se mistura água ou outro líquido, com uma substância sólida, que não é dissolvida, ocorre a suspensão. A suspensão pode ser duradoura ou momentânea, que é quando se dissolverá com o passar do tempo.

Já falamos o quanto à água como solvente é importante para o bom funcionamento do corpo. É devida a esta característica que a água consegue levar sais minerais, vitaminas e outros elementos necessários para o funcionamento do organismo de um órgão para outro dentro do corpo. O mesmo acontece em animais e plantas.

Na indústria a água como solvente é utilizada largamente, tanto no desenvolvimento de novos produtos, quando na limpeza. A água sanitária, o detergente, o shampoo, o vinagre, os sucos e até o soro fisiológico e uma imensidade de medicamentos, são criados a partir desta característica da água.

A principal vantagem de produtos hidrossolúveis, é que se dissolvem rapidamente na natureza e raras vezes podem causar danos ao meio ambiente ou à vida na natureza.

Além de funcionar como um excelente solvente, a água também é capaz de proporcionar o ambiente perfeito para que diversas reações químicas aconteçam.