Categorias Quí­mica

Alcalóides

Muito utilizados na produção de remédios e fármacos naturais, os alcaloides se tratam de compostos orgânicos heterocíclicos, o que significa dizer que, em sua estrutura de carbono, apresentam um ou mais hidrogênios. De origem vegetal e encontrado em grandes quantidades na natureza, os alcaloides possuem tanto o efeito medicinal, conhecido desde a antiguidade, como em alguns casos também podem se tratar de um veneno potente, capaz de matar.

O termo alcaloide significa “semelhante aos alcális”, sendo que “alcális” é o mesmo que base. As aminas, por sua vez, têm caráter básico ou alcalino, e é devido a elas que os alcaloides receberam esse nome na Química Orgânica. Encontrado na pele de anfíbios, em plantas, flores e ervas, além de outras fontes naturais, os alcaloides estão presentes em medicamentos que agem no sistema nervoso central, bem como em cigarros e em drogas, como é o caso da cocaína.

Falando de forma específica, os alcaloides são, basicamente, aminas de cadeia fechada que contam a presença do nitrogênio entre os carbonos do ciclo. Embora sejam de origem vegetal, como dissemos anteriormente, os alcaloides podem ser sintetizados em laboratório, como ocorre na fabricação de medicamentos e drogas. Na natureza, eles têm a função de afastar os insetos das flores e plantas e proteger a pele dos anfíbios dos raios UV, entre outras características.

Exemplos mais conhecidos de Alcaloides:

Morfina

Extraída da flor de papoula, a Morfina é, talvez, o sedativo mais popular do mundo. Ela é aplicada em pacientes que sofrem com dores intensas e pode causar dependência. O nome do medicamento foi inspirado em Morfeu que, segundo a crença grega, é o “Deus do Sono”.

Cafeína

Presente nos grãos de café, no chá preto e no chá mate, entre outras fontes naturais, a cafeína é responsável por atuar como estimulante no sistema nervoso central. Também encontrada de forma isolada por laboratórios, a cafeína pode ser utilizada para dar mais energia e manter a pessoa acordada por mais tempo.

Cocaína

Tratando-se de uma das drogas mais viciantes do planeta, a cocaína é obtida a partir das folhas de coca (Erythroxylon coca) e combate o sono e a fome. Com grande potencial para destruir a vida social dos indivíduos que se viciam nela, a cocaína é considerada hoje como uma das drogas mais perigosas entre as conhecidas pela ciência. A cocaína também dá origem ao crack e à merla, outras drogas com potencial destruidor.

Nicotina

Encontrada nas plantas de tabaco, a nicotina é utilizada amplamente na produção de cigarros. O alcaloide é o responsável por causar o vício e, também, por provocar a conhecida sensação de abstinência em indivíduos que tentam abandonar o fumo após anos de vício.

Ephedrina

Obtida a partir da planta Ephedra sinica, a Ephedrina é um alcaloide utilizado na fabricação de medicamentos como broncodilatadores e descongestionantes.

Atropina

Tratando-se de um alcaloide extraído da planta Atropa belladonna, a Atropina é utilizada na produção de medicamentos para os pacientes que sofrem de espasmos involuntários.

Coniina

Extraído da Cicuta, que é uma planta altamente venenosa, o alcaloide é capaz de levar à morte em pouquíssimo tempo. Na antiguidade, o chá de cicuta era utilizado para causar o óbito em indivíduos condenadas à morte.

Vimblastina

Alcaloide muito utilizado no tratamento de linfomas.

Vincristina

Alcaloide muito utilizado em tratamentos que envolvem a quimioterapia, como é o caso da leucemia.

Características dos alcaloides

Como você pôde notar com as informações dadas acima, os alcaloides estão presentes em diversos tipos de plantas e em animais, como o sapo, sendo responsáveis, em geral, pela defesa desses elementos dentro de seu habitat natural. De acordo com os cientistas, são, por exemplo, os alcaloides os responsáveis pelo gosto amargo das folhas e plantas que as protegem dos insetos e predadores, bem como são eles os responsáveis por darem origem às substâncias tóxicas presentes na pele do sapo, sendo que esta, por sua vez, protege o anfíbio de ataques e, também, da exposição aos raios de sol.

Fora da natureza, no entanto, os alcaloides estão presentes em medicamentos e em drogas. Em relação aos medicamentos, estes devem sempre ser utilizados somente através da receita de médicos, já que os remédios à base de alcaloides podem viciar e devem ser administrados com muita responsabilidade pelo paciente. Já em relação às drogas, os alcaloides são os responsáveis por causar a dependência física e psíquica, atuando como grandes estimulantes do sistema nervoso central, que proporciona um prazer intenso no indivíduo quando ele utiliza a substância.

A estrutura dos alcaloides derivam de outras estruturas, como Tropano, Piperidina, Piridina, Indol, Imidazol, Isoquinolina, Quinolina e Pirrolidina. Os alcaloides do tropano, por exemplo, dão origem às drogas alucinógenas, como é o caso da cocaína e da tropina; enquanto os de Piperidina e Piridina, por sua vez, dão origem a inseticidas, sedativos e antimicrobianos; os alcaloides do Indol estão entre os mais numerosos, com mais de 400 compostos dessa classe.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024