Categorias Quí­mica

Caráter Ácido-Básico-Neutro de um Sal e Nomenclatura dos Óxidos

São chamados de sais os compostos inorgânicos que se dissociam quando colocados em solução aquosa formando íons. Outra característica é que pelo menos um ânion não é o OH- e pelo menos um cátion não é o H+.

Ou seja, considera-se que um sal é formação a partir da reação química entre um ácido e uma base – o ânion é proveniente de um ácido e o cátion do sal vem de uma base.

Dessa forma, o caráter do sal (ácido, básico ou neutro) de uma solução aquosa de um sal está diretamente relacionado à força da base e à força do ácido que deram origem a esse composto.

Caráter do sal

– Sal neutro: é formado por um cátion proveniente de base forte e um ânion proveniente de ácido forte. Entre os exemplos mais conhecidos estão:

Sulfato de magnésio (MgSO4) – o Mg2+, cátion magnésio, vem de Mg(OH)2, hidróxido de magnésio, considerada base forte, e SO2+4, ânion sulfato, vem de H2SO4, ácido sulfúrico, classificado como ácido forte.

Cloreto de sódio (NaCl) – o famoso sal de cozinha é composto por um cátion proveniente de base fraca (NaOH) e ânion proveniente de ácido fraco (HCl).

– Sal básico: é formado por um cátion proveniente de base forte e de um ânion cuja origem é um ácido fraco. Por exemplo:

Borato de magnésio (Mg3(BO3)2): forma solução de caráter básico, pois cátion magnésio Mg2+ vem de Mg(OH)2, hidróxido de magnésio, uma base forte, e (BO3)3, ânion borato, com origem no H3BO3, ácido bórico, considerado fraco.

– Sal ácido: é formado por um cátion proveniente de base fraca e de um ânion cuja origem é um ácido forte. Um caso conhecido:

O nitrato de prata, de fórmula AgNO3, forma solução de caráter ácido, pois o cátion prata Ag+, vem de AgOH, hidróxido de prata, uma base fraca, e NO-, ânion nitrato, vem de HN03, ácido nítrico, classificado como ácido forte.

Nomenclatura

– Nomenclatura oficial da IUPAC: baseado no uso dos prefixos gregos mono, di, tri e outros para indicar tanto o número de átomos de oxigênio como o número de átomos de outro elemento.

CO: monóxido de carbono
S02: dióxido de enxofre

– Nomenclatura de Stokes: usa-se logo após o nome o NOX do elemento ligado ao oxigênio indicado por numerais romanos. É utilizada em óxidos metálicos.

FeO: óxido de ferro II
CuO: óxido de cobre II

– Nomenclatura de 1900: também utilizada para óxidos metálicos. Baseia-se no uso dos sufixos oso e ico, de acordo com o NOX de cada um dos elementos.

N2O: óxido nitroso (metal de menor NOX – oso)
SO3: óxido sulfúrico (metal de maior NOX – ico)

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024