Carbonilas e Aminas: Classificação, Nomenclatura e Aplicação


Carbonilas e Aminas

Carbonilas
As Carbonilas são divididas em cetonas e aldeídos, diferenciando-se pela sua posição. Isso significa que, um grupo carbonila na extremidade da cadeia tem a função aldeído, já presente entre átomos de carbono, possui a função cetona.
Cetonas
É o grupo carbonila entre átomos de carbono,
Nomenclatura: Número de carbonos + tipo de ligação + -ona

Classificação
As cetonas são classificadas de acordo com a quantidade de carbonilas. Se há apenas um grupo carbonila na cadeia, tem-se uma monocetona. Se há dois grupos, uma dicetona; Se ocorrem três grupos, uma uma tricetona.

Se os dois radicais ligados ao carbono da carbonila são idênticos, chamamos de cetona simétrica. No caso de serem diferentes, tem-se uma cetona assimétrica.

Aplicação
As cetonas são usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos, principalmente em solventes de tintas, vernizes, esmaltes, e no preparo de medicamentos.
A cetona mais conhecida é a propanona, o famoso solvente de esmaltes de unhas, a acetona.

Aldeídos

Grupo carbonila na extremidade da cadeia.
Nomenclatura: número de carbonos + tipo de ligação + -ai

Aplicação
Tem-se o metanal, em solução aquosa, também conhecido como formol (ou formaldeído), muito usado para conservação de cadáveres e peças anatômicas em estudos científicos.
Outro exemplo é o etanal (acetaldeído ou aldeído acético) usado para sintetizar compostos orgânicos.
E a vanilina, extraída da orquídea Vanillaplanifólia, é o composto da essência de baunilha, usada em produção de massas e bolos.

Aminas
As Aminas são os produtos resultantes da substituição de um ou mais hidrogênios do NH3 por radical alquila ou arila. Elas se classificam em:

Primária: um dos hidrogênios do NH3 é substituído por radical.
Secundária: dois dos hidrogênios do NH3 são substituídos por radicais.
Terciária: os três hidrogênios do NH3 são substituídos por radicais.
Nomenclatura: só acrescentar ao nome dos radicais liga¬dos ao N o sufixo -amina.

Aplicações
As aminas são utilizadas no preparo de vários pro¬dutos sintéticos e são usadas como aceleradores no pro¬cesso de vulcanização da borracha.