Composição Química: Elementos, Substâncias Inorgânicas e Orgânicas

Composição Química

Os elementos químicos mais importantes são hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
E as substâncias químicas que compõem as células são organizadas em dois tipos, as inorgânicas e as orgânicas. As substâncias orgânicas são compostas pelo elemento carbono já as inorgânicas não. Ainda, existem as substâncias chamadas com¬postos de transição, são elas: monóxido do carbono (CO), ácido cianídrico (HCN) e dióxido de carbono (CO2).

Substâncias inorgânicas
Água
A água é a substância mais abundante no meio ambiente. É composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Também é conhecida por ser um solvente universal pelo seu grande poder de dissolução. E sua molécula é polar, ou seja, tem polos negativo e positivo.

Sais minerais
Os sais minerais podem ser encontrados nos seres vivos na forma de moléculas ou dissolvidos na forma iônica. Nos seres vivos, os sais minerais possuem funções específicas. Por exemplo, o cálcio é importante para a coagulação e contração muscular. O ferro é um grande componente da hemoglobina. O potássio realiza a transmissão de impulsos nervosos e outros.

Substâncias orgânicas
Carboidratos
Os carboidratos, ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas formadas por átomos de carbono, pelo menos três deles. Os carboidratos se classificam em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Lipídios
São substâncias orgânicas que produzem ácidos graxos e álcool. Eles são insolúveis em água, mas proporcionam solubilidade em solventes orgânicos, como éter e benzina. As principais funções dos lipídios são: função hormonal, isolante térmico, isolante elétrico, reserva energética e proteção contra choques mecânicos. Os lipídios podem ser simples ou complexos.
Proteínas
As proteínas são substâncias com átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Todos os aminoácidos apresentam um grupo carboxílico mais um grupo amino que ficam ligados a um átomo de carbono, recebendo a denominação alfa (a).
Enzimas
A enzimas proteínas que funcionam como catalisadores, atuando na maioria das reações ocorridas nos seres vivos.