Equilíbrio Químico (Princípio de Lê Chatelier)


Equilíbrio Químico

O conceito de equilíbrio químico tem a sua origem com os estudos de Henry Louis Le Chatelier, importante químico francês, metalúrgico e engenheiro químico. A sua teoria sobre os sistemas em equilíbrio foi lançada no ano de 1884, surgindo então o Princípio de Lê Chatelier, que se baseia no seguinte ensinamento:

“Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar procurando diminuir os efeitos dessa força”.

Mas, afinal, o que isso quer dizer?

O Princípio de Lê Chatelier diz que quando um determinado sistema, que se encontra em equilíbrio (sem perturbação), sofrer uma alteração, ele agirá em busca de restabelecer o seu equilíbrio. Ele pode considerar a ação realizada pelo sistema como um movimento pelo equilíbrio e a ação que o tirou do seu estado como um deslocamento do equilíbrio.

A alteração do equilíbrio de um sistema químico há de terminar em dois possíveis resultados: a produção de reagentes ou de produto. Quando essa alteração acontece de forma direta e se obtém mais produto, fala-se que o deslocamento do equilíbrio foi para a direita. Por outro lado, quando ocorre a reação inversa, isto é, com a produção de mais reagentes, diz-se que o deslocamento do equilíbrio foi para a esquerda.

Essas alterações, ou seja, o lado em que o equilíbrio irá deslocar, são influenciadas pelos seguintes fatores: concentração, pressão e temperatura.

Concentração: se a alteração for feita na quantidade (concentração) de um ou mais reagentes que fazem parte do sistema, o deslocamento será para a direita. O sistema irá reagir em busca de um novo equilíbrio e para isso produzirá mais produto e vice-versa: se for aumentada a quantidade de produto, o deslocamento será para a esquerda, com a produção de mais reagentes.

Pressão: quando a pressão é aumentada em um sistema, o deslocamento do equilíbrio será para o lado que se tem menor volume, enquanto que se a pressão for reduzida, o deslocamento do equilíbrio será para o lado que apresenta maior volume.

Temperatura: quando se aumenta a temperatura, o equilíbrio será deslocado para o lado da reação que absorve calor (endotérmica), enquanto se diminuírem, o movimento do equilíbrio será para o lado da reação que libera calor (exotérmica).