Estequiometria: Leis Ponderais e Cálculos Estequiométricos


Leis Ponderais e Cálculos Estequiométricos

A estequiometria é essencial para o estudo e a observação de diferentes tipos de reações químicas às quais vários tipos de substâncias são submetidos todos os dias, possibilitando assim que se conheça mais a fundo sobre suas propriedades e quantidades após as reações analisadas.

Assim, a estequiometria é muito utilizada nesta área da ciência, de forma que se conheça também a quantidade de substâncias necessárias para tipos distintos de reações, bem como a identificação destas substâncias.

Para que seja possível a utilização da estequiometria nas análises químicas, é preciso que sejam colocadas em uso as leis ponderais e os cálculos estequiométricos, de maneira que se possa aplicar a estequiometria.

As leis ponderais

As leis ponderais são essenciais para que a estequiometria possa ser colocada em prática na análise de qualquer tipo de reação química, pois são a base para que os coeficientes em uma reação sejam conhecidos.

É possível destacar duas leis ponderais básicas, as quais são as seguintes:

– Lei de conservação da massa

Na lei de conservação da massa um sistema fechado garante que a massa total apresentada pelos reagentes seja idêntica ao valor da massa dos produtos envolvidos neste sistema.

– Lei de proporções constantes

A lei de proporções constantes garante que toda substância que seja utilizada em uma reação tenha uma proporção que seja constante em sua composição.

Cálculos estequiométricos

Os cálculos estequiométricos também são fundamentais para o uso da estequiometria, possuindo diferentes tipos de cálculos para situações variadas.

Os usos mais comuns dos cálculos estequiométricos são aqueles que determinam o percentual de rendimento de uma reação química, e aqueles que indicam o percentual de pureza que pode ser encontrado em uma determinada substância, permitindo que a estequiometria trabalhe apenas com substâncias completamente puras, garantindo um resultado muito melhor e sem nenhum tipo de contaminação devido às impurezas.