Categorias Quí­mica

Introdução ao Estudo da Estequiometria

Estequiometria – introdução

A Estequiometria é o cálculo utilizado para medir a quantidade de determinadas substâncias químicas e para estudar as proporções dos elementos envolvidos numa reação química, considerando os reagentes e os produtos. O termo “Estequiometria” tem origem grega e significa medir algo que não pode ser dividido.

Antes de iniciar os cálculos, é preciso:

– Escrever a equação química;

– Balancear o cálculo, de forma a acerta os coeficientes estequiométricos;

– Montar a proporção com base nos dados disponibilizados;

– Estabelecer os resultados por meio da regra de três

Antes de começar a calcular, é preciso entender algumas definições e conceitos. Vamos começar pela Massa Atômica (u). A massa atômica mede a massa do átomo e indica quantas vezes o átomo em questão é considerado mais pesado que ½ do isótopo C12. Essa é a massa do átomo de carbono que tem a massa equivalente à 12 ¹²C.

A massa atômica de um elemento é a média de todos os isótopos do átomo considerado no cálculo. A massa Atômica Média geralmente considera a mistura natural dos isótopos relacionados. Outro fator a ser conhecido é o Constante de Avogadro, que é o valor correspondente ao número de átomos da massa atômica da substância considerada. A constante representa que N = 6,022.10²³. O estabelecimento da Constante de Avogadro permitiu uma determinação mais precisa das massas molares.

Ao estudar estequiometria – introdução, o aluno deve conhecer, também, a Lei de Lavoisier, que afirma que a soma das massas dos reagentes é igual a soma da massa dos produtos no caso de uma reação química em um sistema fechado. Você já deve conhecer a famosa frase de Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A lei também é conhecida como Lei de Conservação das Massas.

Vale destacar, ainda, a Lei de Gay-Lussac. Segundo o físico e químico francês, ao considerar as mesmas condições de temperaturas e pressão, os volumes dos gases presentes em uma reação química manterão uma relação numérica entre si, ou seja, a pressão é diretamente proporcional à temperatura. A lei é calculada pela seguinte fórmula: P = k.T, onde K é uma constante de proporcionalidade.

“Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa”, afirma o químico francês Joseph Louis Proust. A Lei de Proust, também chamada de Lei das proporções definidas, estabelece que uma mesma substância sempre apresentará a mesma proporção dos elementos que a compõem.

O Mol sempre indica a quantidade, a massa e o volume. Um mol de uma substância é sempre igual à sua massa atômica.

Para cálculo de gases, é possível usar a seguinte fórmula: P.V = n.R.T

Para entender:

P = representa Pressão (atm)
V = é o Volume (L)
n = número de mols
R = constante de Clapeyron (0,082 atm.L/mol.k)
T = é a temperatura, que nesta fórmula é medida em Kelvin (K)

Outro conceito importante na estequiometria – introdução é a Massa Molecular (MM). A massa da molécula é medida em unidades de massa atômica e deve-se usar a unidade grama (g) para cálculos estequiométricos. Caso a substância tenha mais de um elemento, deve-se calcular a soma das massas atômicas destes elementos.

A Fórmula mínima é mais um dos conceitos necessários na estequiometria – introdução. Esta fórmula é usada para calcular o número relativo entre todos os átomos presentes em uma substância. O resultado será apresentado por números inteiros e os menores possíveis.

Não podemos esquecer, também, de considerar a pureza dos produtos presentes no processo químico. Ao realizar cálculos estequiométricos é preciso descontar as impurezas, visto que elas não participam da reação química analisada. Nenhuma substância química é plenamente pura, por isso, muitas questões já apresentam o valor de impureza a ser considerado no cálculo.

O rendimento também é considerado ao estudar estequiometria – introdução. O rendimento é medido pela relação entre a quantidade obtida e a quantidade calculada, dessa forma, o rendimento de uma reação química nunca será de 100%, nunca é plenamente aproveitado. O rendimento de uma reação química é determinado pelo quociente entre a quantidade de produto obtido e o valor calculado. Para chegar ao resultado usamos a fórmula: R = quantidade real / quantidade teórica x 100.

Para transformar a unidade grama em mol, o aluno pode utilizar a seguinte fórmula:

n = m MM

n = número de mol

m = massa em gramas

MM = massa molar (g/mol)

Outro fator de destaque na estequiometria – introdução é a fórmula percentual, responsável por indicar a porcentagem de cada elemento químico presente na substância analisada. Nesses casos, as substâncias puras sempre apresentam os mesmos elementos combinados na mesma proporção. Esse cálculo serve de base para calcular a fórmula mínima ou empírica e a fórmula molecular.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024