Categorias Quí­mica

Kw, pH e pOH

Kw, pH, pOH. Você já se deparou com essas siglas? Sabe o que elas significam? Se não, esse artigo é para você. Primeiramente:

    • Kw – é a constante que representa o equilíbrio iônico da água.
    • pH – é o potencial hidrogeniônico, ou seja, a escala que mede o grau de acidez, neutralidade e alcalinidade de uma solução.
    • pOH – é o potencial Hidroxiliônico, ou seja, refere-se aos íons OH-.


Agora vamos conhecer com mais clareza cada um desses elementos:

Kw

Foi o cientista Friedrich Kohlrausch quem propôs pela primeira vez que a água pura é condutora de eletricidade, mesmo que em pequenas escalas. A água tem comportamento anfótero, ou seja, ela age como ácido doando prótons H- em determinados caso e em outros ela age como base ao receber prótons. A água faz sua própria ionização. Isso acontece em baixa escala, logo a água tem valores baixos de grau de ionização e de constante de ionização no equilíbrio (Kc).

Dessa maneira, tal constante de ionização é chamada de constante de dissociação da água, representada pelo Kw. O cálculo da constante de equilíbrio é feita da mesma maneira que as outras constantes, em que constam apenas soluções aquosas e gasosas como no exemplo:

Kw = [H3O+] . [OH-]

O Kw só modifica a temperatura. Conforme a temperatura da água aumenta a ionização também. A auto ionização é um processo endotérmico, afinal absorve calor.

pH e pOH

Conforme o que o dinamarquês Sorensen propôs em 1909, o p significa o operador de potência, originando o potencial hidrogeniônico e o potencial hidroxiliônico. Quando um elemento é neutro, como é o caso da água o pOH e pH são iguais a 7. A variação dos elementos é de 0 a 14 e pode ser medido por um aparelho chamado pHmetro.

As soluções podem ser ácidas, básicas ou neutras:

• Soluções ácidas: nelas a concentração de íons H+ é maior que de OH- e os valores do pH são inferiores a 7, a 25° C. Quanto mais ácida a solução, menor o pH.

Por exemplo, o suco gástrico, o suco de limão, refrigerantes, maçã, vinho, laranja, tomate, banana, cerveja, pão, batata, soro fisiológico, urina, água da chuva. Todos esses são compostos ácidos em maior ou menor medida.

• Soluções básicas: nesse caso a concentração de OH – é maior que a de H+. Por isso os valores do pH são maiores do que sete e chegam até 14.

Por exemplo: água do mar, ovos, saliva, sangue, esperma, tintura de cabelo, água de cal, solução e sabão e água, produto para limpeza de forno, leite de magnésia, amoníaco. Todas essas substâncias são básicas em maior ou menor medida.

No caso do sangue, por exemplo, se o pH dele estiver diminuindo quer dizer que a pessoa está com alguma doença. A manutenção do equilíbrio do pH evita problemas posteriores, por isso é interessante evitar alimentos com pH muito baixo e consumir alimentos mais alcalinos como frutas e vegetais.

O pH e o pOH coexistem e, por mais ácida que seja a solução, sempre haverá íons OH-. Em soluções básicas também existem íons H+. Elas jamais irão anular uma a outra.

Em relação à diferença entre pH e pOH ocorre da seguinte forma. Quanto menor o número de pH, mais ácida se torna a solução. Já quando o pOH, quanto mais alto o valor, mais ácida a solução se torna.

O inverso também é verdadeiro. Quanto maior o pH ou menor o pOH, mais alcalina é a solução.

Indicadores ácido-base

Há formas naturais para se descobrir se uma solução é ácida ou básica. Isso surgiu de uma necessidade muito antiga das pessoas saberem se os compostos presentes na natureza eram ácidos ou básicos assim como o nível de alcalinidade e acidez.

É usada, portanto, uma escala para identificar o grau e pH dos elementos. Por exemplo, o ácido da bateria tem acidez menor que 1. Já o suco gástrico, suco de limão e cola (refrigerante) tem grau de acidez entre 2 e 3. Cerveja, café e chá ficam entre 4 e 5. Leite tem acidez de 6,5. A água é neutra, portanto em pH 7.

Indo para os elementos básicos a saliva humana e o sangue ficam entre 6 e 7,5. A água do mar tem alcalinidade 8, Sabonete possui entre 90 e 10. Amônia 11,5, Cloro 12,5 e hidróxido de sódio 13,5.

Por meio do peagômetro é possível descobrir o Ph, em seguida o uso de corantes se tornou comum para identificar mais facilmente a acidez ou alcalinidade. Em laboratórios são usados papeis tornassol que ficam azul com bases, vermelho com ácidos.

Outros exemplos são:

Fenolftaleína – ácido (incolor), base (vermelho).

Alaranjado de metila – ácido (vermelho), base (alaranjado).

Azul de bromotimol – ácido (amarelo), base (azul).

Dessa maneira é bastante fácil e rápido descobrir o pH das soluções.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023