Matéria, Substância e Mistura: Propriedades e Classificação


Matéria, Substância e Mistura

A matéria é tudo o que existe no Universo, ou seja, tudo o que tenha uma massa e ocupe um lugar no espaço pode ser considerado matéria, a qual é classificada em dois grupos de propriedades: as gerais e as específicas.

As propriedades gerais da matéria são: massa, impenetrabilidade, extensão, divisibilidade, elasticidade e compressibilidade. Como se pode perceber pelas classificações, as propriedades gerais de cada matéria dizem respeito ao volume, medidas, capacidade de divisão de espaço e capacidade de voltar ao estado inicial.

As propriedades específicas da matéria são:

– Propriedades organolépticas – que aguçam os nossos sentidos (olfato, visão, tato)
– Propriedades físicas – valores de determinam um material, como por exemplo: ponto de ebulição, ponto de fusão, etc.
– Propriedades químicas – definem quais são as transformações possíveis para um determinado material.

Substância

Chama-se substância tudo aquilo que compõe a matéria. Cada substância tem a sua composição e propriedades definidas, ou seja, não podem existir duas substâncias com todas as propriedades iguais; cada uma tem suas características (ponto de fusão, ebulição, por exemplo) próprias.

As substâncias se classificam em:

– Substâncias puras simples: substâncias que são formadas por apenas um elemento químico – exemplo: O2 (oxigênio)

– Substâncias puras compostas: substâncias que são formadas por pelo menos dois ou mais elementos químicos e que, combinados, podem formar outras substâncias – exemplo: H2O (água, formada por hidrogênio e oxigênio)

Mistura

A mistura nada mais é do que a união de duas substâncias que não ocasionem uma transformação química, isto é, que não formem uma nova substância.

As misturas são classificadas em:

– Misturas homogêneas: que apresentam uma única fase (exemplo: mistura de água com álcool). As misturas homogêneas não podem ser vistas nem mesmo com aparelhos microscópicos de última geração.

Misturas heterogêneas: que apresentam duas fases ou mais (exemplo: mistura de água com óleo).

Só para destacar: fase é cada parte uniforme de uma mistura.