O Número de Avogadro


Avogadro

Você já ou falar sobre o número de Avogadro? Neste post, você descobrirá o que é e ainda aproveitar para fazer uma revisão sobre o assunto. Vamos lá?

Número de Avogadro: o que é?

Este número foi desenvolvido pelo físico italiano Amadeo Avogadro e remete ao número de moléculas que possam existir em uma amostra gasosa. Ele conseguiu explicar o porquê de as moléculas de gases combinarem entre si e ainda conseguirem permanecer em volumes que mantém proporções simples.

Além disso, o físico também chegou à conclusão de que há gases que podem ser encontrados na natureza na sua forma diatômica como, por exemplo, o hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Desta forma, este número corresponde ao número de partículas que existem em um mol de qualquer substância.

Representação do número

O que é o mol? É a grandeza que indica a quantidade de matéria e também a massa que em 1 mol, que pode ser denominada massa molar (M). O cálculo pode ser representado por meio da fórmula:

N= m/M

Por meio dessa fórmula, consegue-se calcular o número de mols que existem em uma massa (m) de um gás.

De acordo com a hipótese estabelecida pelo filósofo, volumes iguais que fazem parte de gases diferentes e que estão nas mesmas condições de pressão e temperatura têm o mesmo número de partículas.

Valor do número de Avogadro

Já parou para pensar qual seria o valor do número de Avogadro? O professor de físico-química Jean Baptiste Perrin, que faz parte da Universidade de Paris, por meio de vários experimentos indicou que o número poderia estar entre 6,5 x 10²³ e 7,2 x 10²³ moléculas em cada mol de substância.

Que tal começar os seus estudos para treinar e fazer questões sobre assunto? Quanto mais exercícios fizer, melhor irá compreender a matéria e o seu conteúdo. Bons estudos e sucesso!