Categorias Quí­mica

O que é IUPAC e suas Atividades

IUPAC é uma sigla em inglês que significa União Internacional de Química Pura e Aplicada. É um regime organizado e atualizado que serve para nomear compostos químicos ou descrever qualquer circunstância química em um estudo ou teoria. O órgão desenvolve e mantém essas nomeações como forma geral para substâncias orgânicas e inorgânicas e somente a instituição pode aprovar alterações, substituições ou quaisquer mudanças na área química.

Objetivos e atividades

A organização possui um conselho formado por estudiosos da Química de todas as sociedades nacionais que trabalham com compostos químicos. Com validade para o mundo todo, esse regime é trabalhado em duas publicações: o Livro Azul e o Livro Vermelho. Os outros dois livros, Verde e Dourado, são usados para recomendação do uso das nomenclaturas dos símbolos químicos e informações técnicas, respectivamente.

Todos esses livros foram publicados com o intuito de que toda pessoa que estuda ou trabalha com compostos químicos não se confunda com termos ambíguos. Cada substância possui um único nome e deve ser usado, lido e escrito corretamente.

Outro objetivo é fornecer informações sobre o porquê de tal substância ser nomeada de tal forma. Sua estrutura, composição, processos e ligações devem ser algumas das notas expostas na IUPAC e que precisam ser de conhecimento de quem precisa trabalhar com essas nomenclaturas.

Caso uma substância química não atenda a essas informações transmitidas, é emitido um número, o CAS, que serve para nomear o nome do composto. Cada número se refere a somente um composto, porém não transmitem informações sobre a substância e sua composição. Cloreto de sódio, por exemplo, é descrito pelo número 7647-14-5 e pode ser designado à comida, mas o número 133-43-9 não pode, uma vez que o último é relativo ao cianeto de sódio.

Casos como o cloreto de sódio, que é o sal de cozinha, precisam pelo menos da informação da fórmula química. Embora um dos objetivos da IUPAC seja não causar confusão e transtorno aos nomes dos compostos, é possível que algumas vezes as pessoas tenham dificuldade em reparar diferenças entre duas substâncias. Daí a necessidade de quanto mais informações disponíveis de uma substância tiver, melhor será para detectar a diferença de uma e de outra.

Novamente com o caso do cloreto de sódio, pode-se detectar que ele é um composto inorgânico com nomenclatura NaCl. Outro detalhe pertinente é o arranjo dos átomos na estrutura molecular e suas especificações. Cloreto de sódio e cloreto de césio possuem algumas similaridades na hora de diferenciá-los, porém detalhes sobre a sua estrutura podem servir para notar a diferença. O cloreto de sódio possui uma estrutura de haleto enquanto o cloreto de césio possui nomenclatura somente de relevância teórica.

Devido a essas particularidades, muitos estudiosos preferem que o uso dos nomes informais para classificação. Uma vez que a numeração CAS serve para algumas substâncias e não para outras e os arranjos tridimensionais também só privilegiem alguns compostos, o uso do nome informal resume facilmente a nomenclatura de um composto químico.

Histórico

A IUPAC foi criada em meio a algumas convergências de opinião o método de nomeação das substâncias químicas. A preocupação em nomeá-las começou com Lavoisier no século XVIII, quando havia o questionamento se essas substâncias eram nomeadas por conta de sua estrutura ou por conta da alquimia.

Mas no ano de 1782, o químico Louis-Bernard Guyton de Morveau publicou alguns requerimentos para adoção de um método geral para nomear compostos químicos. Com a ajuda de outros cientistas franceses como o próprio Lavoisier, esse método durou até 1794, quando Louis-Bernard foi assassinado na guilhotina. Seu projeto então foi levado à frente por Berzellius que traduziu o método para o alemão.

Contudo, somente substâncias inorgânicas serviam para o método, excluindo as substâncias orgânicas. Mesmo com essa deficiência de nomenclaturas, o método continuou sendo usado no século XVIII e XIX, quando a quantidade de matéria orgânica cresceu.

Mesmo com algumas fórmulas e ferramentas teóricas servindo de apoio para o trabalho com matérias orgânicas, ainda faltava uma utilização correta para nomeá-las e classificá-las para facilitar estudos e trabalhos com esses compostos.

Em 1892, uma conferência internacional em Genebra, na Suíça, foi feita para discutir a necessidade de se adotar um sistema de nomenclatura vigente. Vários profissionais e estudiosos de inúmeras sociedades de química nacionais compareceram à conferência para analisar e votar em uma proposta de padronização universal e que gerasse benefícios para a sociedade acadêmica e profissional.

Em 1913, o Conselho Internacional de Associações de Sociedades de Química se reuniu para discutir as propostas levantadas, mas os eventos da Primeira Guerra Mundial interromperam os trabalhos.

Foi somente com o fim da Primeira Guerra, com a criação da União Internacional de Química Pura e Aplicada, a IUPAC, que se iniciou os trabalhos de nomenclatura para compostos orgânicos e inorgânicos bioquímicos em 1921. E desde lá, esse método vem sendo usado até os dias atuais.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024