Categorias Quí­mica

Poliestireno

O que são poliestirenos.

Os poliestirenos são materiais termoplásticos, desenvolvidos a partir da adição sucessiva de monômeros de estireno, que também podem ser chamados de vinil-benzeno.A consistencia do vinil-benzeno é a de um líquido viscoso, pois é formado por moléculas de benzeno e de etileno.

Desta maneira, o polestireno é um homopolímero.Por ser um material classificado no grupo dos termoplásticos, apresentam algumas características comuns a este grupo.

Dentre estas, podemos destacar a maleabilidade do material, resistência a variações de temperaturas, capacidade de ser moldado sob a ação de grandes temperaturas e resistência à quedas.

O poliestireno expandido também é uma material classificado dentro do grupo do poliestireno. Popularmente, no Brasil este material é chamado comercialmente de isopor ou estiropor. Em Portugal, este material é chamado de esferovite. O poliestireno expandido caracteriza-se por ser semelhante a uma espuma, formada pela reunião de vários granulos. O plástico do tipo isopor precisa ser moldado conforme a necessidade e a aplicação em que será utilizado.

Estes materiais foram descobertos através das pesquisas de cientistas na área da química no ano de 1839. Porém, a comercialização dos poliestirenos só começaram em 1930.

Como são fabricados.

Para que seja possível a fabricação de poliestirenos é necessário um monomero chamado estireno. Este monomero é um hidrocarboneto aromático insaturado (C6H5C2H3). Esta é amatéria-prima para a produção de poliestirenos. Possui como características físico-químicas ponto de ebulição em 145ºC e ponto de solidificação em -30°C. Em temperatura ambiente, o estireno se apresenta em estado líquido, viscoso, quase translúcido, com um leve odor adocicado.

Geralmente, o estireno, também chamado de vinil-benzeno é obtido por processos industriais de desidrogenação do etil-benzeno.O processo de desidrogenação é feito na presença de calor, com temperaturas entre 600°C e 800°C, combinado com óxidos metálicos, como o óxido de zinco e pressão reduzida.

Os poliestirenos possuem um processo de fabricação relativamente simples para a indústria. Por este motivo,seus custos de fabricação também tendem a serem baixos. Estas características de produção tornam os poliestirenos materiais largametne utilizados na indútria. Os poliestirenos também são bastante utilizados em substituição a outros materiais de uso cotidiano, sendo aplicados para copos, talheres, embalagens descartáveis, canos e revestimentos. Isto acontece devido ao seu baixo custo de fabricação,o que o tornou um material presente em várias residências e espaços de consumo.

Tipos de poliestirenos.

Os poliestirenos podem ser classificados segundo suas principais características e aplicabilidade,conforme o demonstrado abaixo:

Poliestireno cristal (PS cristal): material plástico com aparência muito próxima do vidro. A existência de vários anéis benzênicos nas cadeias poliméricas cria uma grande aderência entre as camadas do material, o que justifica sua semelhança com o vidro. É classificado como um homopolímero amorfo, com alto índice de refração.

Poliestireno de alto impacto (PS alto impacto): é um material resistente porém, com certa flexibilidade e grande capacidade de absover impactos. É obtido a partir da adição de 5% a 10% de elastómero, chamado popularmente de borracha. O elastómero pode ser acrescentado ao processo de polimerização através de uma mistura mecânica ou através de um enxerto na cadeia polimérica.

Poliestireno expandido (isopor, estiropor ou esferovite): durante o processo de polimerização, são aplicados gases nas cadeias poliméricas, que irão expandir o poliestireno, formando granulos. Até a década de 90, o gás utilizado para este fim era o CFC.Entretanto, por ser um gás extremamente danoso para a camada de ozônio,foi substituído pelo gás pentano.

Poliestireno resistente ao calor: material com um processo que varia do poliestireno cristal. Entretanto, seu processo de fabricação é mais complexo e o resultado é um material com maior robustez.

Aplicações do poliestireno.

O poliestireno é um material extremamente versátil. É encontrado tanto em copos descartáveis quanto em peças de um automóvel. A seguir, uma lista com as aplicações do poliestireno, conforme as suas características.

Poliestireno cristal: utilizado para copos descartáveis, embalagens para maquiagens e cosméticos, escovas de dentes, pentes de cabelo, béquers descartáveis, seringas. A maioria dos plásticos frágeis e descartáveis são poliestireno tipo cristal.

Poliestireno de alto impacto: utilizado em utensílios de cozinha, brinquedos e gavetas de refrigeradores.

Poliestireno expandido: utilizado como proteção no transporte de eletrodomésticos. Serve também como embalagem térmica para alimentos e como isolante acústico. Além destas funções, o poliestireno expandido também pode ser utilizado na construção civil, como forma de evitar a sobrecarga sobre as estruturas de uma edificação.

Poliestireno resistente ao calor: utilizado em peças para automóveis, eletrodomésticos, computadores, gabinetes de televisores e monitores, acabamento interno de veículos automotivos,pás de ventiladores e circuladores de ar.

Embora seja materiais extremamente versáteis, resistentes e baratos, os poliestirenos exigem atenção, pois são bastante poluentes em toda a sua cadeia de produção e consumo.

Uma alternativa a este problema é a implementação de políticas públicas que visem a reciclagem de destes materiais, para evitar o acúmulo de lixo e a utilização de energia não-renovável em novos materiais plásticos.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023