Propriedades Químicas do Oxigênio, Carbono, Hidrogênio, Cloro e Ferro


Propriedades Químicas do Oxigênio

O oxigênio é um elemento que pode ser encontrado livre na atmosfera, mas também, é encontrado combinado, formando a água (H20) na hidrosfera. Já na superfície terrestre, o oxigênio é encontrado na forma de sais ou de óxidos.

Dentre as suas propriedades químicas, o oxigênio assume o cargo de maior e principal comburente, o que significa que ele alimenta as combustões e nenhuma queima acontece sem a presença desse elemento. Além disso, o oxigênio é elemento indispensável para a respiração dos seres humanos e animais, e também, para a respiração em forma artificial, como no caso dos balões de oxigênio utilizados em hospitais.

Carbono

Quando se fala em compostos orgânicos, o carbono é o principal elemento que faz parte dessas composições. O carbono é encontrado em diversas formas, apresentando uma série de propriedades nos mais diferentes compostos a que faz parte. Na superfície terrestre, o carbono é encontrado na forma de mármore e calcário (CaCO3), enquanto na natureza ele é encontrado na sua composição livre, puro, na forma de carvão, grafite ou diamante.

Hidrogênio

Principal componente no Sol e nas estrelas, o hidrogênio é um elemento que atua em diversos compostos, como nos hidrocarbonetos (exemplo: petróleo), na água e nos alimentos. No ar, o hidrogênio também pode ser encontrado na forma livre, mas em uma pequena quantidade.

É o grande responsável por garantir o brilho do Sol e é também o combustível mais eficaz e potente, pois a sua queima não gera poluição, mas sim, água. É por isso que esse elemento vem sendo testado para ser utilizado como combustível nos carros.

Cloro

Diferente dos elementos citados anteriormente, o cloro só pode ser encontrado na forma combinada. O cloro trata-se de um gás com cor amarelo-esverdeado, com cheiro extremamente forte, sendo bastante tóxico. O elemento é solúvel em água, sendo originado através do processo de eletrólise.

Ferro

Formado através do processo de redução da hematita, o ferro é resultado dessa reação, com a adição de monóxido de carbono, o que acontece em altos fornos. O carbono é colocado na forma de carvão, pois não é possível colocar CO nos fornos. O ferro é o elemento mais consumido, e claro, mais produzido no mundo inteiro.