Química Descritiva: Crosta, Atmosfera, Enxofre, Fósforo e Nitrogênio


Química Descritiva

A Química Descritiva é a parte dessa ciência que estuda a ocorrência dos elementos químicos na natureza, os locais onde são mais ou menos abundantes, o estado físico em que geralmente se apresentam e as combinações mais comuns entre eles.

Seu estudo é essencial para entender os processos usados para se obter certos elementos e como são fabricados, já que muitos deles são de grande interesse industrial e comercial.

1 Crosta e Atmosfera
A crosta terrestre é a camada mais externa e mais fina das três partes que compõem o planeta (as outras são o manto e o núcleo). Possui entre 5 e 70 quilômetros de extensão e é fonte de vários metais, não-metais e outros compostos que são utilizados pelo ser humano.

O oxigênio e o silício são os elementos mais abundantes na crosta terrestre, sendo que o segundo é encontrado principalmente na forma de óxido de silício (nos quartzoso, na areia e na sílica) e em silicatos (por exemplo, feldspato, mica, argila e talco).

Já a atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta. É composta basicamente por nitrogênio e oxigênio, além de uma pequena proporção de outros gases:

Nitrogênio: 78%
Oxigênio: 21%
Argônio: 0,93%
Outros gases (gás carbônico, hélio, ozônio etc): 0,07%

A atmosfera é a principal fonte desses elementos em processos realizados pela indústria para sua obtenção. De acordo com o clima, o local e a altitude, essa concentração pode variar.

2 Enxofre, Fósforo e Nitrogênio

O enxofre é encontrado livre na crosta terrestre ou combinado com outros elementos, principalmente na forma de sulfetos, como a pirita, a galena e os sulfatos. Esse elemento é utilizado na indústria para a vulcanização da borracha, produção de ácido sulfúrico e na fabricação de pólvora e em fogos de artifício. Já na medicina, é usado para produtos de pele, como pomadas e sabonetes

O fósforo também é encontrado na crosta terrestre, mas combinado com outros elementos, principalmente na forma de fosfato de cálcio. Possui grande utilidade industrial, como na produção de ácido fosfórico e dos conhecidos palitos de fósforos. Vale ressaltar que a substância presente no palito é uma combinação de enxofre, cola e outras substâncias.

Já o nitrogênio é encontrado livre tanto na atmosfera (como gás) quanto na crosta terrestre (em forma de nitratos). É empregado principalmente na fabricação de amônia e ácidos.