Categorias Quí­mica

Química Descritiva: Crosta, Atmosfera, Enxofre, Fósforo e Nitrogênio

A Química Descritiva é a parte dessa ciência que estuda a ocorrência dos elementos químicos na natureza, os locais onde são mais ou menos abundantes, o estado físico em que geralmente se apresentam e as combinações mais comuns entre eles.

Seu estudo é essencial para entender os processos usados para se obter certos elementos e como são fabricados, já que muitos deles são de grande interesse industrial e comercial.

1 Crosta e Atmosfera
A crosta terrestre é a camada mais externa e mais fina das três partes que compõem o planeta (as outras são o manto e o núcleo). Possui entre 5 e 70 quilômetros de extensão e é fonte de vários metais, não-metais e outros compostos que são utilizados pelo ser humano.

O oxigênio e o silício são os elementos mais abundantes na crosta terrestre, sendo que o segundo é encontrado principalmente na forma de óxido de silício (nos quartzoso, na areia e na sílica) e em silicatos (por exemplo, feldspato, mica, argila e talco).

Já a atmosfera é a camada de ar que envolve o planeta. É composta basicamente por nitrogênio e oxigênio, além de uma pequena proporção de outros gases:

Nitrogênio: 78%
Oxigênio: 21%
Argônio: 0,93%
Outros gases (gás carbônico, hélio, ozônio etc): 0,07%

A atmosfera é a principal fonte desses elementos em processos realizados pela indústria para sua obtenção. De acordo com o clima, o local e a altitude, essa concentração pode variar.

2 Enxofre, Fósforo e Nitrogênio

O enxofre é encontrado livre na crosta terrestre ou combinado com outros elementos, principalmente na forma de sulfetos, como a pirita, a galena e os sulfatos. Esse elemento é utilizado na indústria para a vulcanização da borracha, produção de ácido sulfúrico e na fabricação de pólvora e em fogos de artifício. Já na medicina, é usado para produtos de pele, como pomadas e sabonetes

O fósforo também é encontrado na crosta terrestre, mas combinado com outros elementos, principalmente na forma de fosfato de cálcio. Possui grande utilidade industrial, como na produção de ácido fosfórico e dos conhecidos palitos de fósforos. Vale ressaltar que a substância presente no palito é uma combinação de enxofre, cola e outras substâncias.

Já o nitrogênio é encontrado livre tanto na atmosfera (como gás) quanto na crosta terrestre (em forma de nitratos). É empregado principalmente na fabricação de amônia e ácidos.

This post was last modified on 2 de abril de 2015 09:14

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024