Química Descritiva: Fontes naturais de substâncias inorgânicas


Química Descritiva

A Química Descritiva é a área em que se estuda a ocorrência dos elementos químicos na natureza: os locais onde podem ser encontrados, as combinações mais recorrentes e o estado físico em que estão disponíveis.

O estudo dessa área da Química é essencial para os seres humanos, já que esses elementos são de grande importância para a humanidade. Muitos deles são utilizados no dia a dia pelas pessoas ou possuem grande interesse comercial e industrial.

1 Substâncias inorgânicas

As substâncias inorgânicas são todas aquelas que não possuem o carbono como principal elemento químico em sua composição. No entanto, assim como as substâncias orgânicas, são de fundamental importância para a sobrevivência de todos os seres na Terra.

2 Fontes naturais de substâncias inorgânicas

Existem três fontes naturais de substâncias inorgânicas no planeta, de onde retiramos todos os elementos necessários para a sobrevivência. São eles:

A. Atmosfera

A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra. Existem sete elementos gasosos que podem ser encontrados facilmente nessa camada e que são vitais para os seres humanos, como o nitrogênio, o oxigênio e os gases nobres. Entre as principais substâncias inorgânicas, podemos destacar:

– Nitrôgenio (N2)
Oxigênio (O2)
– Argônio (Ar)
– Água (H2O)
– Gás carbônico (CO2)

B. Crosta terrestre

A crosta terrestre é a parte mais externa da litosfera, como é conhecida a parte sólida da Terra, que possui cerca de 6500 quilômetros de raio. Essa camada externa possui cerca de 30 quilômetros de espessura, e nela encontramos alguns dos principais elementos, tais como:

– Oxigênio (O)
– Silício (Si)
Alumínio (Al)
– Ferro (Fe)
– Cálcio (Ca)
– Sódio (Na)
– Potássio (K)
– Magnésio (Mg)
– Titânio (Ti)

C. Hidrosfera

A hidrosfera é a parte líquida da Terra e corresponde a cerca de 80% de toda a superfície do planeta. Neste caso, a água dos mares e oceanos é a principal fonte de substâncias inorgânicas, pois apresentam uma grande variedade de sais dissolvidos (cerca de 3,3% de toda a água). Os principais elementos presentes nela são:

Hidrogênio e oxigênio (provém da água – H2O)
– Cloro (Cl- aquoso)
– Sódio (Na+ aquoso)
– Magnésio (Mg+2 aquoso)