Reações de Simples Troca / Deslocamento e Oxirredução e Balanceamento de Reações


Reações de Simples Troca / Deslocamento

Reação de simples troca ou reação de deslocamento

As reações de simples troca, que podem ser chamadas também de reações de deslocamento, são reações nas quais existem dois tipos de reagentes e dois tipos de produtos.

Nestas reações, um dos reagentes é sempre um elemento químico, enquanto o outro reagente é um composto. Da mesma forma isto ocorre também nos produtos de uma reação de simples troca ou reação de deslocamento, pois um destes produtos é um elemento químico, enquanto o outro é um composto.

Reações de oxirredução

As reações de oxirredução são aquelas reações em que um ou mais elementos envolvidos nesta reação sofre uma alteração nos seus números de oxidação durante a realização da reação.

Na grande maioria das vezes, as reações de oxirredução são reações de decomposição, reações de síntese ou reações de deslocamento. Porém, as reações de dupla troca não podem ser caracterizadas como reações de oxirredução, pois os elementos destas reações permanecem inalterados durante a reação.

Balanceamento de reações

O balanceamento de reações é um tipo de procedimento bastante importante para uma série de trabalhos realizados com reações químicas, permitindo assim que se consiga resultados ainda melhores no trabalho químico-laboratorial.

De forma simples, o balanceamento de reações pode ser definido como um procedimento realizado para que sejam acertados os coeficientes das substâncias envolvidas em uma reação.

Isto significa que o número total de átomos de cada um dos elementos reagentes de uma reação será igual ao número total de átomos presentes nos produtos desta reação, após a realização do balanceamento de reações.

Para que se possa realizar o balanceamento de reações, existem dois tipos de procedimentos possíveis, que permitem esta ação. Estes procedimentos são as tentativas ou o método direto, que são o primeiro método, ou a oxirredução, conhecida como o segundo método para o balanceamento de reações.