Reações Iônicas: Ustulação, Decomposição Térmica de Sais e Classificação das Soluções


Reações Iônicas

As reações iônicas podem ser demonstradas através da utilização de equações químicas com a presença de íons em sua composição, juntamente com átomos e moléculas. Podemos observar através dessas equações, como procede a ustulação e a decomposição térmica de sais.

-Ustulação: é uma reação química que acontece a partir da queima de substâncias onde temos como reagentes o oxigênio com qualquer sulfeto, sendo esse último composto por metal e enxofre. Esse processo acontece em um forno adequado para a liberação de ar quente que transcorre por entre os elementos. A reação proveniente desse processo terá como resultado a formação de um metal puro ou um óxido de metal, em qualquer dos resultados, ambos sempre acompanhados de enxofre.

-Decomposição Térmica: é uma reação que compreende o aquecimento de substâncias e essas tem sua decomposição em pelo menos duas substâncias distintas.

Classificação das Soluções:
São consideradas soluções misturas de duas ou mais substâncias que podem ser identificadas pelo seu estado de agregação, por razão do soluto e solvente e pela natureza de partículas dispersas. Temos:

-Estado físico: As soluções podem ser identificadas pelo seu estado de agregação onde são observadas como líquido, sólido ou gasoso.

-Razão de soluto/solvente: Observa o soluto em relação ao solvente e determina se é uma solução diluída (onde a quantidade de soluto é menor do que a de solvente); solução concentrada (quantidade de soltuo é maior que a de solvente fazendo com que os compostos não se dissolvam); e soluções saturadas e insaturadas (onde a quantidade de soluto excede a máxima em relação ao solvente).

-Natureza das partículas dispersas: A identificação das partículas dispersas no soluto podem ser consideradas pela dispersão de forma molecular ou em forma iônica.

Saiba mais sobre as reações químicas apresentadas nesse artigo e entenda como as soluções podem ser classificadas dentro de suas características e comportamentos durante as reações.