Tipos de Reações de Adição na Química


Tipos de Reações de Adição

Neste post, você vai revisar e conhecer os principais tipos de reações de adição, que ocorrem na química. Por meio desse tipo de reação, é possível obter diversos tipos de compostos orgânicos como, por exemplo, alcanos, haletos de alquila, álcool, entre outros.

Reação de adição na química: conceito

Esse tipo de reação acontece quando um átomo ou um grupo de átomos são adicionados em carbonos que podem ter ligação dupla ou tripla. Desta forma, a ligação pi é rompida e como consequência é originados vários tipos de compostos.

Entre as principais reações de adição estão a hidrogenação, hidratação, halogenação e hidro-halogenação. Geralmente, em ocorrem em compostos insaturados, sobretudo os alcenos.

Principais tipos de reação por adição

Adição de hidrogênio: a reação ocorre com o hidrogênio (H2), que é catalisada por metal. Caso a reação seja de um alceno, o resultado produzido é um alcano. Esse tipo de reação pode ser usado para transformar óleos vegetais, que tem duplas ligações nas moléculas, em gorduras, que tem ligações simples. Um exemplo clássico é a margarina. Sabia?

Adição de halogênios: nesse tipo de reação acontece a formação de um dialeto de alquila. Os halogênios fazem parte da família 17A da tabela periódica. Que tal consultar a sua tabela para fazer uma revisão, agora? Isso vai ajudar você na memorização desse tipo de composto.

Adição de água: a reação acontece em meio ácido, que age como catalisado e também tem a formação de álcool.

Adição de Halogenidreto: O halogenidreto (HX) consiste em um composto, que é formado por um halogênio que está ligado ao hidrogênio.

Esses são os principais tipos de reação por adição. É importante que você sempre revise o conteúdo para fixá- lo na sua memória. Para aprender sobre as reações de adições é necessário treinar e praticar. Por isso, que tal se programar para fazer exercícios sobre o assunto? Bons estudos e sucesso!