Critérios de avaliação – correção substantiva


Critérios de avaliação

É muito importante ficar atento aos critérios de avaliação para não zerar a nota das redações. E, também, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem fazer com que você perca muitos pontos nessa parte da avaliação.
Leia cada passa com atenção e não erre mais!

Adequação à proposta
Leia a proposta com atenção, veja o que se pede, o tema e o tipo de texto. Por exemplo, se a banca solicita uma narração, não faça uma dissertação e vice-versa.
Se a banca pede um texto dissertativo, você precisa defender uma tese, isto é, seu ponto de vista sobre o tema.
Fuga ao tema
leia a proposta e os textos do material de apoio com muita atenção e não deixe de mencionar no texto os termos mais importantes da proposta. Por exemplo, no ENEM 2018, o tema era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Sendo assim, os candidatos deveriam mencionar a manipulação, o controle de dados e a internet em seus textos para não correr o risco de tangenciar ou fugir do tema.
Nesse último caso, as redações são sempre anuladas, e você corre o risco de ficar sem nota.

Entenda a estrutura
Não invente estruturas muito mirabolantes. Em avaliações, a estruturação do texto é mais “quadrada” mesmo.
Uma dissertação precisa de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Uma narração deve ter apresentação de tempo, espaço e personagem, apresentação de um conflito, desenvolvimento do conflito, clímax e fim.
Um poema e feito em versos e estrofes…
Esteja atento a essas estruturas para não errar e não se perder durante a produção da redação.

Texto muito curto
Atente-se ao número mínimo de linhas exigidas. Redações muito curtas são anuladas e, claro, não conseguem mostrar um bom desenvolvimento do tema solicitado.

Por fim, lembre-se de sempre voltar á proposta e reler o texto antes de entregar, conferindo se sua discussão é pertinente ao que foi proposto.