Dicas de Redação: Título, conteúdo, Parágrafos e interpretação

Redação,

Dicas de Redação: Título, conteúdo, Parágrafos e interpretação

Dicas de Redação

A redação é de extrema importância, pode servir tanto para apresentar o seu domínio de argumentação e linguagem quanto ajudar a passar naquele concurso ou uma vaga na faculdade desejada. Escrever um texto dissertativo-argumentativo requer vários conhecimentos, não apenas aqueles relacionados ao texto escrito, como também sobre o assunto a ser abordado e suas próprias opiniões acerca dele.

Em relação ao título, fique atento se foi solicitado nas instruções para elaborar o texto, alguns locais não podem e por isso é preciso prestar atenção. Caso seja solicitado, use iniciais maiúsculas e pontuação. Tenha certeza que o título tem relação com o tema proposto e cuidado com a pontuação, pois uma vírgula mal utilizada pode alterar todo o sentido.

Na hora de criar o conteúdo, tenha senso crítico sobre o assunto abordado e sustente com bons argumentos, cada comentário sobre o assunto deve ter relevância para o texto como um todo. Evite construções clichês, generalizações e lugares comuns, apresente argumentos originais sem sair da proposta ou entrar em contradição.

Na divisão dos parágrafos, devem estar nítidos introdução, desenvolvimento e conclusão. Apresente na introdução o tema abordado de forma contextualizada, junto ao que será discutido no desenvolvimento. Separe um parágrafo para cada argumento no desenvolvimento do texto, introduza informações relevantes para dar credibilidade a sua opinião. Na conclusão, retome de forma breve o que foi dito e termine o texto. Em redações como as do ENEM, a conclusão deve trazer também uma forma de solucionar o problema em questão.

Para estar preparado para escrever uma boa redação você deve saber interpretar e pensar naqueles que lerão o seu texto. Estude e forme opiniões acerca dos tópicos mais discutidos recentemente. Leia e escreva rascunhos de um mesmo texto, o treino dará a preparação necessária para acertar aqueles erros de linguagem ou argumentação restantes.