Categorias Sociologia

Administração Pública

Para entender o que é a administração pública, o primeiro passo é compreender o que a difere da administração privada.

A administração privada está inserida num contexto em que a finalidade é o lucro. A administração pública tem por finalidade o atendimento das demandas sociais e estratégicas do Estado como um todo, sendo que as demandas estratégicas são aquelas que condicionam a saúde financeira e econômica do Estado para que possa haver perenidade no atendimento das demandas sociais, o real fim da administração pública.

O escopo da administração pública é extremamente abrangente, mas podem-se destacar aspectos como a saúde, educação, transporte, saneamento básico, infraestrutura e logística, saneamento, financiamento e assistência social.

Compõem a administração pública o poder executivo e todos os órgãos do Estado, responsáveis pela elaboração e gestão das diretrizes, assim como pela execução das políticas de Estado, buscando o cumprimento de metas, atuando conforme o orçamento, respeitando a legislação vigente e cumprindo as determinações fiscais. Estão inseridas nesse contexto as instituições privadas contratadas para prestar serviço ao Estado.
Cabe às agências reguladoras a fiscalização da administração pública, ao poder legislativo e aos órgãos de controle, como os tribunais de conta.

Administração direta e indireta

O fundamental é compreender como interagem esses dois elementos da administração pública, salientando que são forças complementares do esforço para atingir suas metas. Em outras palavras, a finalidade da administração direta e indireta é a mesma, qual seja a execução das políticas de estado.

A diferença principal é quanto à natureza e o papel de cada uma. Quanto ao papel, a administração direta está no centro das decisões, enquanto a indireta representa um conjunto de mecanismos de apoio à execução das políticas de Estado. Quanto à natureza, se distinguem pelo fato da administração direta ser composta por órgãos que não possuem autonomia jurídica, administrativa e patrimonial, enquanto a administração indireta é composta por entidades autônomas do ponto de vista jurídico, administrativo e patrimonial.

Fazem parte da administração direta os órgãos de fiscalização e controle, ministérios, secretarias e órgãos a eles subordinados. Os ministérios e secretarias estão subordinados ao Poder Executivo, enquanto todos os órgãos ligados à administração pública direta estão subordinados aos mesmos.

Os órgãos da administração indireta são, basicamente, as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas. Essas organizações são controladas pelo poder público e estão ligadas às políticas públicas, mas possuem gestão própria e são condicionadas por metas próprias, de modo que há toda uma legislação que regulamenta a relação das mesmas com o Poder Executivo. Um bom exemplo de como se dá a relação entre a Administração Direta e a Administração Indireta foi o processo que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, que, na opinião dos que apoiaram o processo, desrespeitou a legislação ao “tomar empréstimo” a um banco público, o que é vedado pela mesma, e ao atrasar repasses do Plano Safra, uma política consagrada de financiamento à produção agrícola.

Autarquias –São instituições cuja finalidade é administrar demandas específicas da administração pública, cuja autonomia se deve à necessidade de conferir dinamismo à mesma. Estão entre elas o Banco Central, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o INSS e as agências reguladoras, como a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Fundações Públicas – São entidades públicas, financiadas pela união, com o propósito de dar apoio às políticas públicas, que, apesar da autonomia, não visam lucro, mas a prestação de serviços, caso, por exemplo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Nacional de Saúde ( FUNASA) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Empresas Públicas – São empresas que funcionam como empresas, mas cujo capital é exclusivamente da União, e a finalidade maior é o fomento econômico e o apoio à gestão das demandas públicas. A Caixa Econômica Federal é o melhor exemplo.

Sociedades de Economia Mista – São organizações empresariais de capital aberto, mas que são controladas pelo Estado, que detêm a maioria das ações com direito a voto, de modo que possa direcionar suas políticas internas em favor do interesse público. Alguns exemplos são Petrobras, o Banco do Brasil e a Sabesp.

Estado ou não Estado? Eis a questão

São muitos os dilemas da administração pública. O dilema histórico da administração pública é conciliar escassez de recursos, austeridade administrativa, fiscalização, controle e resultados.

É uma tarefa que exige gestores qualificados, como numa empresa privada, mas os apadrinhamentos políticos, as escolhas dos altos executivos pelo Poder Executivo e as indicações políticas são um entrave à construção de um processo administrativo de excelência, bem como contribui para as dificuldades a promiscuidade entre o político e o privado.

De um modo geral, todavia, o que passa despercebido é que a maior demanda está ligada ao papel estratégico do Estado, o que se confunde com sua inserção na economia, atuando no planejamento, no fomento e no financiamento da atividade econômica.

O grande desafio para o futuro é se chegar a um ponto de equilíbrio entre todos esses fatores, passando pelo amadurecimento político das populações, pela adequação do sistema político e pela mentalidade das forças competitivas do capitalismo.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023