Ciências Sociais e Ciências Naturais


Ciências Sociais

Ciências Sociais

As ciências sociais se referem ao estudo de tudo que está relacionado com a sociedade, bem como o seu desenvolvimento ao longo dos anos. Dessa forma, é um campo de estudo que engloba uma série de setores, como por exemplo: a educação, a antropologia, ciência política, relações internacionais, economia, geografia, história, criminologia, entre outros tantos. Ou seja, tudo que estiver relacionado direta ou indiretamente com a sociedade, pode ser estudado através da sociologia, ou melhor, das ciências sociais.

Alguns dos exemplos citados acima são ouvidos diariamente, mas nem sempre se sabe do que se trata. A antropologia é uma destas, a qual se refere ao estudo da história do homem, desde os tempos primitivos até os dias atuais, todas as transformações que ocorreram ao longo do tempo e as suas relações com os outros animais.

Quando se fala do estudo direcionado com a produção e distribuição de bens e das relações de consumo e riqueza, por exemplo, trata-se da economia, mais uma ramificação das ciências sociais.

Vale ressaltar que nesse tipo de estudo não se pode realizar experimentos para comprovar algum fato, uma vez que todo o conhecimento provém da análise mais subjetiva, isto é, de estilos de vida e comportamentos.

Ciências Naturais

Por outro lado, existem as ciências naturais, que se dedicam a estudar todos os detalhes da natureza por meio de métodos científicos. Essa é a principal diferença entre as ciências naturais e sociais: a natural se utiliza basicamente de métodos científicos para chegar a resultados mais profundos e precisos do meio natural.

Assim, todo o estudo que está diretamente relacionado ao meio ambiente e com a vida dos seres vivos que nele habitam pertence às ciências naturais. Os principais exemplos das ciências naturais são a biologia, química, física, ciências da Terra, estudos do oceano, astronomia, entre outros.