Categorias Sociologia

Conhecimento Científico x Religião

Entre os principais tipos de conhecimento de que temos notícia estão o científico e o religioso – ou teológico. Muitas vezes eles são tomados como formas opositivas de se compreender o mundo. O que os diferencia, então, e por que são vistos desta forma? Neste artigo vamos entender brevemente o comparativo de conhecimento Científico x Religião.

Vale lembrar que estes não são os únicos conhecimentos importantes. Há também o empírico – a experiência e observação popular – e o filosófico – nossas reflexões sobre temas de ordem subjetiva. Cada qual terá o seu valor, e mais importante, um grande diferencial na forma como vão ser adquiridos.

Conhecimento científico

Esta forma de conhecimento é resultado do pensamento analítico, subordinado à lógica. As suas teorias são criadas a partir da observação de fenômenos. Quando estes dois fatores se cruzam temos proposições cuja verdade pode ser comprovada ou refutada. É o fenômeno conhecido por “comprovação científica”.

Portanto, esta forma de saber precisa ser factual e ter experiências que lhe forneçam embasamento. Cabe ressaltar que a sua exatidão é apenas aproximada. Ou seja, a ciência também pode errar e até mesmo ter algumas teorias superadas. Um fruto natural de sua incansável busca por novas ideias.

Teologia e religião

O conhecimento religioso ou teológico origina-se de uma verdade absoluta que alimenta a fé. Temos inclusive na palavra que o designa o indício de sua origem: o grego Theos significa divindade ou fé. Logos, palavra ou estudo. Portanto, temos etimologicamente a palavra de Deus ou o estudo da fé.

Aqui não há necessidade de comprovação, pois tratamos de uma revelação divina ou crença mística. Neste caso a verdade não será relativa, tampouco dependerá das teorias desenvolvidas acerca do mundo habitado pela divindade. Estes são os fatores mais importantes para se entender a questão do comparativo entre conhecimento Científico x Religião.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023