Categorias Sociologia

Estratificação Social e Trabalho para Weber e Durkheim

O século XIX surge num contexto de grandes transformações sociais e políticas. A forma de pensar a sociedade adquire novas características. Em razão da complexidade social e econômica que se estabelece a partir da Revolução Industrial e da urbanização, a sociedade passa a ser objeto de estudo e investigação científica, sendo ela própria, a sociedade, a matéria científica.

Para que se compreenda a importância do papel de Weber e Durkheim no estudo da sociedade do século XIX, que adquiria novos contornos e maior complexidade no século XX, é preciso estabelecer contato com a visão marxista da sociedade. Marx vislumbrava o antagonismo de classes como fator de disputas e mudanças na sociedade. Em sua visão, as classes se desdobravam a partir da oposição entre aqueles que compravam e vendiam o trabalho em troca de salários. Haveria, então, de um lado, a força de trabalho e, do outro, os donos dos meios de produção e distribuição, numa relação de exploração, que estaria estabelecida a partir da apropriação do Estado pela classe burguesa.

Max Weber (1864-1920)

Max Weber ampliou a perspectiva de estratificação social, considerando o papel que cada grupo ocupava na cadeia produtiva, mas atribuindo a outros fatores políticos, econômicos, sociais e culturais a construção da posição dos indivíduos e grupos na sociedade.
Para Weber, a luta de classes seria apenas uma das possíveis causas de mudanças na sociedade.

Émile Durkheim (1858-1917)

Na visão de Durkheim, a divisão do trabalho no século XIX é dotada de complexidade e a mobilidade social é possível a partir da liberdade do indivíduo de traçar seu próprio caminho.

Para Durkheim, a estratificação social traria uma configuração mais complexa, na medida em que incluiria o funcionalismo público e o trabalho especializado.

A visão de Durkheim se aproxima da sociedade atual, na medida em que prevê a possibilidade de uma harmonia social a partir do estabelecimento de regras, que condicionassem as formas de relação de trabalho. Com regras claras, os diversos extratos sociais poderiam se integrar a partir de uma dinâmica de relação solidária, remodelando o próprio conceito de sociedade, propondo uma travessia entre o modelo feudal e o modelo multifacetado que caracteriza a sociedade atual.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024