Fatores da Mudança e da Reprodução Social


Fatores da Mudança

Mudança e reprodução social são duas propostas que se opõem. Enquanto a primeira é um sistema por meio do qual a sociedade se reproduz continuamente, com base no alinhamento da produtividade com as novas realidades, a mudança social é, na visão de Karl Marx, um processo decorrente da luta de classes e da proposta de ruptura através da revolução.

Mudança social

O que esses dois processos têm em comum é a produção e os meios de produção como centro de todo o processo social. Marx prega a tomada do poder pelos trabalhadores, rompendo com o sistema capitalista e construindo o comunismo, sistema em que os meios de produção são propriedade da classe trabalhadora.

Em outras palavras, todo o projeto revolucionário contido nos ensinamentos de Marx gira em torno da apropriação pelos trabalhadores dos meios de produção. No sistema capitalista, os donos dos meios de produção usam a pouca oferta de empregos para explorar o proletariado, que se sujeita a vender sua mão de obra por um preço degradante em troca da própria sobrevivência.

Reprodução social

A visão da reprodução social não exclui a luta de classes. Ao contrário, procura-se uma conciliação que confira harmonia à sociedade. Assim como a mudança social, a reprodução social tem a produção como centro nervoso da sociedade humana. A reprodução social é produto da reprodução econômica, que consiste na visão da produção para além do consumo imediato.

A reprodução econômica consiste em pensar a sociedade como algo que se reproduza no tempo, que seja dotada de estabilidade. Deve-se pensar nas condições necessárias à produtividade como fator perene da sociedade, o que inclui substituição e aperfeiçoamento dos meios produtivos, sistema de remuneração da força de trabalho e planejamento educacional voltado para dotar o indivíduo das capacidades necessárias para exercer seu papel na sociedade.

Conclusão

A luta de classes abordada por Marx está presente até os dias atuais, porém dotada de outra complexidade. Ao mesmo tempo, outras formas de ordenamento social e até econômico surgiram. Fatores como a mídia eletrônica e as mídias sociais são terreno fértil para a disputa entre a visão transformadora e a visão reprodutora da sociedade.