Categorias Sociologia

Introdução ciências sociais

As ciências sociais são uma grande área de estudos voltada especialmente aos primórdios, organização e desenvolvimento de diferentes culturas, comunidades e sociedades. O cientista social é o profissional responsável pelo estudo de estruturas, fenômenos e relações sociais em organizações do tipo econômicas, culturais, políticas e sociais como um todo. Entre os campos de pesquisa do cientista social destacamos a análise de conflitos e movimentos sociais, a construção de opiniões e identidades, a formação de hábitos e costumes e a própria relação que se estabelece entre diferentes grupos, pessoas, famílias e até mesmo organizações. Neste artigo, confira uma introdução à área de ciências sociais.

Introdução ciências sociais

A área de ciências sociais tem como principal base de estudos diferentes grupos sociais. Geralmente, tais grupos apresentam variados hábitos, religiões, costumes familiares, organização do tipo econômica, institucional e assim por diante.

As análises realizadas por cientistas sociais são baseadas em dados e estatísticas obtidos através de pesquisas, ou então, são previamente solicitadas por organizações especializadas, sejam elas privadas ou públicas.

A área de ciências sociais tem como base métodos e técnicas especializadas de pesquisa, que levam a compreensão das coletividades sociais e humanas. Além disso, a interpretação de problemas de viés cultural, político, econômico e outros que afetem a sociedade também são realizadas.

Com tais conhecimentos, o profissional formado em ciências sociais pode trabalhar ainda com uma grande gama de projetos sociais. Fornecer apoio em ações governamentais, campanhas políticas e projetos para desenvolvimento urbano da cidade também são comumente tarefas desempenhadas por cientistas sociais.

As pesquisas realizadas dentro do campo das ciências sociais geralmente se direcionam a três diferentes áreas: Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia. O direcionamento do profissional em pesquisas científicas geralmente é o ponto de partida para influenciar o rumo de sua carreira.

No caso de profissionais da área especializados em ciências políticas, por exemplo, é comum que sejam recrutados por partidos políticos em épocas de eleições – para o desenvolvimento de pesquisas eleitorais, apoio em campanhas, criação de projetos sociais e assim por diante.

Outro campo em que a ciência social se destaca é no da educação. O profissional formado pode realizar concursos para ministrar aulas nos ensinos fundamental e médio (como de sociologia, por exemplo) ou pode seguir carreira acadêmica, se especializando no mestrado ou doutorado após a graduação.

Mercado de trabalho e diferentes áreas para seguir

Uma grande parcela dos profissionais formados em ciências sociais atua na pesquisa. Não à toa, o gosto por ler, estudar e escrever, assim como a curiosidade, são características marcantes da personalidade deste profissional. Além disso, a capacidade de interpretação de fatos e observação também terão grande influência no futuro de cientistas sociais.

O mercado de trabalho para os cientistas sociais é bem amplo – tanto para os licenciados como bacharelados. Atualmente, quem mais emprega os cientistas sociais são instituições de ensino – com destaque para as escolas de ensino fundamental e médio. Neste caso, os licenciados são os que prevalecem, já que encontram oportunidades para atuarem em todo o Brasil.

Além disso, outras áreas do mercado em que os cientistas sociais encontram boas oportunidades de trabalho são as seguintes:

• Planejamento e desenvolvimento de projetos urbanos (para a cidade, comunidade ou sociedade como um todo);
• Elaboração de ações governamentais, ou seja, ações que podem ser realizadas por governantes da comunidade, cidade, estado ou país;
• Institutos de pesquisa – neste caso, o profissional de ciências sociais atua na elaboração e/ou análise de dados. A grande maioria das pesquisas se concentra nos estudos sobre hábitos e costumes dos brasileiros;
• Trabalho de campo – com idealização de instrumentos de pesquisas, como é o caso de grupos focais, questionários e outros;
• ONGS (organizações não governamentais);
• Colaboração em projetos e campanhas políticas (especialmente no caso de cientistas sociais políticos);
• Produção audiovisual – principalmente para a revisão ou desenvolvimento de roteiros e pesquisas como um todo.

Já no que se refere às diferentes áreas de pesquisa em ciências sociais, devemos destacar que o campo é dividido em três grandes áreas:

1. Antropologia: que estuda o surgimento do homem e a sua evolução/adequação às mais diferenciadas culturas e sociedades com o passar do tempo;

2. Sociologia: que estuda, basicamente, o comportamento da sociedade como um todo. A forma como os indivíduos se juntam para a formação de grupos, associações, instituições, opiniões e outros também são estudados por este campo da ciência social;

3. Ciência Política: estudo do comportamento político da sociedade.

As disciplinas do curso de ciências sociais, não à toa, abrangem a essas três grandes áreas de pesquisa. A seguir, confira algumas das matérias que compõem a graduação em ciências sociais:

-> Introdução às Ciências Sociais
-> Sociologia I, II, III
-> Teoria Política Moderna
-> Noções de estatística
-> Antropologia I, II, III, IV (questões de antropologia clássica, contemporânea, moderna e outras);
-> Introdução à Economia I e II para não economistas;
-> Estruturalismo;
-> Instituições Políticas Brasileiras.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024