Sistema esquelético


O sistema esquelético envolve os ossos e cartilagens que compõe o corpo humano. É também o responsável pela sustentação e forma do corpo, além de proteger os órgãos internos.

sistema-esqueletico

Permitir que o corpo se movimente é a principal função do esqueleto, ainda assim também produz células sanguíneas e atua como reserva de minerais. Inclusive, é nos ossos que o cálcio é depositado.

Formado por vários ossos, o sistema ósseo muda e evolui conforme crescemos. Num homem adulto existem aproximadamente 200 ossos.

Os ossos são compostos pelo chamado tecido ósseo, que contém três grupos de células vivas: osteoblastos, osteoclastos e osteócitos. Cada uma dessas células têm uma função.

O esqueleto se divide em axial e perpendicular, conforme descreveremos abaixo:

1. Esqueleto Axial

O esqueleto axial é composto por todos os ossos que estão no centro do corpo ou em seu eixo vertical. Nessa parte do esqueleto encontramos:

• Crânio

É onde se encontram vários ossos da face, como a mandíbula. Contém aproximadamente 22 ossos e é responsável por proteger o encéfalo.

• Coluna vertebral

A coluna vertebral é flexível e conta com diversas vertebras que são ligadas entre si através das articulações. É responsável pelo equilíbrio do corpo.

• Tórax

É onde se encontram as costelas e o osso esterno. Sua principal função é proteger órgãos internos, como os pulmões e o coração.

2. Esqueleto apendicular

É onde se encontram os ossos dos membros superiores e inferiores e aqueles que se ligam ao esqueleto axial.

• Membros superiores

São os ossos que compõe os braços e as mãos.

• Membros inferiores

Ossos que fazem parte das pernas e dos pés.

• Cintura escapular

É onde se encontra a clavícula e a escápula. Sua principal função é unir o tórax aos membros superiores.

• Cintura pélvica

Formada pelo osso do quadril. Faz a conexão entre o sacro e os membros inferiores.

Tipos de ossos do sistema esquelético

O sistema esquelético é composto por cinco tipos diferentes de ossos. São eles:

• Ossos longos

Possuem comprimento maior que sua largura e espessura. Contam com uma haste composta de tecido ósseo compacto e duas extremidades com núcleo esponjoso.

Exemplos de ossos longos: fêmur, úmero, rádio.

• Ossos curtos

São aqueles que possuem a mesma medida de comprimento, largura e espessura. Ou ao menos são medidas bem próximas, com diferenças mínimas. Em sua composição temos tecido ósseo esponjoso.

Exemplos de ossos curtos: tarso e carpo.

• Ossos planos

Seu comprimento e largura são equivalentes. Mas sua espessura pode ser menor. Geralmente são ossos finos.

Exemplos de ossos planos: ossos do crânio, ossos da costela, escápula e ossos da bacia.

• Ossos irregulares

Esse tipo de osso não possui uma forma geométrica definida. Seu formato geralmente é diferente.

Exemplos de ossos irregulares: vértebras.

• Ossos sesamoides

São ossos que têm função de alavanca no sistema esquelético. Atuam em conjunto com os músculos. Sua forma é achatada, pequena e arredondada.

Exemplos de ossos sesamoides: patela.

Esses cinco tipos de ossos presentes no esqueleto humano são ligados uns aos outros através das chamadas articulações ósseas, que podem ser móveis e permitir movimentos (como acontece com o joelho e os cotovelos) ou fixas e não permitirem movimentos (como é o caso das articulações presentes nos ossos do crânio).

Funções do esqueleto

Apesar da movimentação e sustentação do corpo ser a função mais conhecida do sistema esquelético, este também é responsável por outras funções.

• Movimentação e sustentação

É a principal função do esqueleto. Através dos seus mais de 200 ossos, ligados uns aos outros no esqueleto axial e apendicular.

Dessa forma conseguimos andar, nos manter em pé e até mesmo realizar alguns movimentos como dobrar braços e pernas e nos sentar.

Dentre suas principais estão:

• Reserva de sais minerais

É nos ossos que se encontram as reservas de sais minerais do corpo. Dentro deles são guardados o cálcio e o fósforo, dentre outros elementos importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quando há uma queda nos níveis de cálcio circulando no sangue, sais de cálcio dos ossos são enviados para resolver essa baixa e normalizar o funcionamento das células.

• Acumulo de gordura

Alguns ossos do corpo possuem a chamada medula amarela, também chamada de tutano. Essa medula contém células adiposas e sua principal função é servir como reserva de gordura para o corpo.

• Produção de células sanguíneas

Uma das mais importantes funções do sistema ósseo, depois da mobilidade e da sustentação, pode ser considerada a produção de células sanguíneas.

Em alguns ossos do corpo podemos encontrar a medula óssea vermelha e é ali que são produzidas as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.

O crânio, a bacia, o esterno e as costelas são exemplos de ossos onde é possível encontrar a medula óssea vermelha. Na parte superior de ossos dos braços e da coxa também ocorre a produção de células sanguíneas.

Como você pode ver, o sistema esquelético possui várias funções e é composto não apenas por ossos, mas também por articulações que permitem que o corpo possa se movimentar e se manter em equilíbrio. Além disso, o esqueleto atua em conjunto com os músculos.

Dentre suas funções mais importantes com certeza está a produção de células sanguíneas.

Agora você já sabe como funciona o sistema ósseo do corpo humano.