Sistema esquelético
O sistema esquelético envolve os ossos e cartilagens que compõe o corpo humano. É também o responsável pela sustentação e forma do corpo, além de proteger os órgãos internos.
Permitir que o corpo se movimente é a principal função do esqueleto, ainda assim também produz células sanguíneas e atua como reserva de minerais. Inclusive, é nos ossos que o cálcio é depositado.
Formado por vários ossos, o sistema ósseo muda e evolui conforme crescemos. Num homem adulto existem aproximadamente 200 ossos.
Os ossos são compostos pelo chamado tecido ósseo, que contém três grupos de células vivas: osteoblastos, osteoclastos e osteócitos. Cada uma dessas células têm uma função.
O esqueleto se divide em axial e perpendicular, conforme descreveremos abaixo:
1. Esqueleto Axial
O esqueleto axial é composto por todos os ossos que estão no centro do corpo ou em seu eixo vertical. Nessa parte do esqueleto encontramos:
• Crânio
É onde se encontram vários ossos da face, como a mandíbula. Contém aproximadamente 22 ossos e é responsável por proteger o encéfalo.
• Coluna vertebral
A coluna vertebral é flexível e conta com diversas vertebras que são ligadas entre si através das articulações. É responsável pelo equilíbrio do corpo.
• Tórax
É onde se encontram as costelas e o osso esterno. Sua principal função é proteger órgãos internos, como os pulmões e o coração.
2. Esqueleto apendicular
É onde se encontram os ossos dos membros superiores e inferiores e aqueles que se ligam ao esqueleto axial.
• Membros superiores
São os ossos que compõe os braços e as mãos.
• Membros inferiores
Ossos que fazem parte das pernas e dos pés.
• Cintura escapular
É onde se encontra a clavícula e a escápula. Sua principal função é unir o tórax aos membros superiores.
• Cintura pélvica
Formada pelo osso do quadril. Faz a conexão entre o sacro e os membros inferiores.
Tipos de ossos do sistema esquelético
O sistema esquelético é composto por cinco tipos diferentes de ossos. São eles:
• Ossos longos
Possuem comprimento maior que sua largura e espessura. Contam com uma haste composta de tecido ósseo compacto e duas extremidades com núcleo esponjoso.
Exemplos de ossos longos: fêmur, úmero, rádio.
• Ossos curtos
São aqueles que possuem a mesma medida de comprimento, largura e espessura. Ou ao menos são medidas bem próximas, com diferenças mínimas. Em sua composição temos tecido ósseo esponjoso.
Exemplos de ossos curtos: tarso e carpo.
• Ossos planos
Seu comprimento e largura são equivalentes. Mas sua espessura pode ser menor. Geralmente são ossos finos.
Exemplos de ossos planos: ossos do crânio, ossos da costela, escápula e ossos da bacia.
• Ossos irregulares
Esse tipo de osso não possui uma forma geométrica definida. Seu formato geralmente é diferente.
Exemplos de ossos irregulares: vértebras.
• Ossos sesamoides
São ossos que têm função de alavanca no sistema esquelético. Atuam em conjunto com os músculos. Sua forma é achatada, pequena e arredondada.
Exemplos de ossos sesamoides: patela.
Esses cinco tipos de ossos presentes no esqueleto humano são ligados uns aos outros através das chamadas articulações ósseas, que podem ser móveis e permitir movimentos (como acontece com o joelho e os cotovelos) ou fixas e não permitirem movimentos (como é o caso das articulações presentes nos ossos do crânio).
Funções do esqueleto
Apesar da movimentação e sustentação do corpo ser a função mais conhecida do sistema esquelético, este também é responsável por outras funções.
• Movimentação e sustentação
É a principal função do esqueleto. Através dos seus mais de 200 ossos, ligados uns aos outros no esqueleto axial e apendicular.
Dessa forma conseguimos andar, nos manter em pé e até mesmo realizar alguns movimentos como dobrar braços e pernas e nos sentar.
Dentre suas principais estão:
• Reserva de sais minerais
É nos ossos que se encontram as reservas de sais minerais do corpo. Dentro deles são guardados o cálcio e o fósforo, dentre outros elementos importantes para o bom funcionamento do organismo.
Quando há uma queda nos níveis de cálcio circulando no sangue, sais de cálcio dos ossos são enviados para resolver essa baixa e normalizar o funcionamento das células.
• Acumulo de gordura
Alguns ossos do corpo possuem a chamada medula amarela, também chamada de tutano. Essa medula contém células adiposas e sua principal função é servir como reserva de gordura para o corpo.
• Produção de células sanguíneas
Uma das mais importantes funções do sistema ósseo, depois da mobilidade e da sustentação, pode ser considerada a produção de células sanguíneas.
Em alguns ossos do corpo podemos encontrar a medula óssea vermelha e é ali que são produzidas as hemácias, os leucócitos e as plaquetas.
O crânio, a bacia, o esterno e as costelas são exemplos de ossos onde é possível encontrar a medula óssea vermelha. Na parte superior de ossos dos braços e da coxa também ocorre a produção de células sanguíneas.
Como você pode ver, o sistema esquelético possui várias funções e é composto não apenas por ossos, mas também por articulações que permitem que o corpo possa se movimentar e se manter em equilíbrio. Além disso, o esqueleto atua em conjunto com os músculos.
Dentre suas funções mais importantes com certeza está a produção de células sanguíneas.
Agora você já sabe como funciona o sistema ósseo do corpo humano.