Resumo conto A Cartomante – Machado de Assis

Resumo A Cartomante
Literatura,

Resumo conto A Cartomante – Machado de Assis

A Cartomante é um conto de Machado de Assis publicado no ano de 1884 no jornal Gazeta de Notícias (do Rio de Janeiro). Posteriormente, ele foi incluso em duas obras: ‘Contos – Uma Antologia’ e em ‘Várias Histórias’. A seguir neste artigo confira um resumo A Cartomante.

Resumo A Cartomante

Tudo começa com a apresentação do casal Vilela e Rita. Vilela é um advogado bem renomado que, já no início da trama, reencontra um amigo de infância: Camilo.

Camilo pede sua ajuda para assumir um processo judicial envolvendo a morte da própria mãe. Neste meio tempo, Rita começa a se envolver com Camilo e um triângulo amoroso é criado na história. De modo misterioso, cartas anônimas começam a ser endereçadas para Camilo.

Nesses bilhetes ele é julgado como adúltero, o que faz com que ele mantenha um pé atrás quando em relação à mulher de seu amigo. Camilo começa a evitar Rita após receber as cartas, apesar de não conseguir negar os sentimentos de desejo por ela. Rita também está cautelosa, não sabe ao certo o que sente por Camilo e também teme perdê-lo.

Por isso, ela passa a encontrar periodicamente uma cartomante. A cartomante, por sua vez, é uma mulher cheia de mistérios e que gostava de dizer – apenas – aquilo que seus clientes gostariam de ouvir. Não à toa, mentir de modo descarado era sua principal característica.

Depois de algum tempo, quem envia uma carta para Camilo é seu melhor amigo, chamando-o para visitá-lo urgentemente – mas sem especificar a razão da visita. Camilo fica preocupado com o bilhete e visita a cartomante. Ela, por sua vez, traz a ele uma enorme revelação, com potencial para provocar uma grande mudança em sua vida. A cartomante diz a Camilo que seu futuro será regado muito amor.

O relacionamento entre Camilo e Rita chega ao fim, com ele mais feliz do que ela. Rita tinha certeza de que era amada – assim como Camilo, tanto por saber que ela arriscava seu casamento com ele, como também pela descoberta de suas visitas à cartomante para se certificar que ficariam juntos.

Com a certeza de que no final as coisas dariam certo – e de que seu amigo nem se quer desconfiava do romance entre ele e sua mulher – Camilo vai ao encontro de Vilela. Chegando lá, logo reconhece o corpo de sua amante morto e o olhar de raiva praticamente irreconhecível de seu amigo de infância. O jovem fica sem reação e em seguida se torna a próxima vítima do advogado, que lhe elimina com um tiro no estilo “à queima roupa”.

Vilela, todo esse tempo, (desde o envio das primeiras cartas) estava apenas aguardando para vingar a traição de sua mulher e de seu melhor amigo.

O conto ocorre no ano de 1869 no Rio de Janeiro. Machado de Assis, em duas situações, discorre até sobre nomes de ruas na capital – como a Rua dos Barbonos (onde os encontros entre Rita e Camilo aconteciam) e a Rua da Guarda Velha.

Exploração da psicologia dos personagens

Machado de Assis habilmente retrata as complexidades psicológicas dos protagonistas, como a ingenuidade de Camilo, a insegurança de Rita e a vingança calculista de Vilela. Essa profundidade psicológica adiciona uma camada de realismo e complexidade à narrativa.

Manipulação narrativa

O autor utiliza a narrativa em terceira pessoa para criar uma atmosfera de suspense e mistério, mantendo o leitor engajado e curioso sobre o desenrolar dos acontecimentos. A manipulação narrativa contribui para o impacto final da história.

Abordagem do pessimismo existencial

Machado de Assis apresenta uma visão pessimista da vida e das relações humanas, destacando as consequências trágicas das escolhas dos personagens. A manipulação da cartomante e as mentiras propagadas revelam a fragilidade das ilusões e a inevitabilidade do destino trágico.

Exploração de temas universais

A obra aborda temas universais como amor, traição, amizade e vingança, tocando em aspectos profundos da condição humana. Esses temas ressoam com o público ao longo do tempo, tornando “A Cartomante” uma obra atemporal.

Construção de enredo envolvente

O enredo intricado e envolvente cativa o leitor desde o início, com reviravoltas surpreendentes e momentos de tensão crescente. A habilidade de Machado de Assis em construir uma narrativa cativante contribui para a relevância duradoura da obra.

Trechos famosos:

• “O futuro é uma flor colhida com as mãos trêmulas.”
  • “Na dúvida, não confie nem desconfie, observe.”
  • “As cartas na mesa são como os olhos de quem as lê: interrogativas, perscrutadoras, cheias de curiosidade.”

Referência cinematográfica

A Cartomanteé um filmebrasileiro, dirigido porWagner de Assise Pablo Uranga, com roteiro de Wagner de Assis, baseado no conto “A Cartomante“, deMachado de Assis.

As filmagens duraram quatro semanas e foram realizadas entre março e abril de2002, nacidade do Rio de Janeiro.

Breve resumo sobre Machado de Assis

Machado de Assis (1839-1908) foi um dos mais importantes escritores brasileiros, reconhecido por sua contribuição para a literatura nacional. Nascido no Rio de Janeiro, Machado foi um mestre da prosa e da ironia, influenciando gerações de escritores com sua obra. Suas obras frequentemente exploram as complexidades da psicologia humana, as nuances das relações sociais e os dilemas éticos e morais. Entre suas obras mais famosas estão “Dom Casmurro”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”. Machado de Assis é considerado um dos maiores expoentes do Realismo na literatura brasileira, sendo celebrado tanto por sua maestria técnica quanto por sua capacidade de capturar a essência da alma humana em suas histórias.