Categorias Sociologia

Escola e Diferenciação Social

Tendo-se em conta uma sociedade homogênea, em que não haja grandes desigualdades econômicas e de acesso a bens culturais, a atuação da escola como instrumento de diferenciação social estaria limitada ao seu aspecto meritocrático.

O modelo de educação vigente na maior parte dos países retrata o caráter competitivo da sociedade, principalmente em seu aspecto capitalista. O mérito é relacionado ao desempenho, que diferencia os alunos entre si. Aquele dotado de maiores habilidades de aprendizado e maior capacidade de dedicação são, naturalmente, aqueles que ocuparão o topo da pirâmide escolar.

Em tempos recentes, era muito comum que as empresas investigassem o desempenho escolar daqueles que se candidatavam a vagas em sua estrutura, associando a maior possibilidade de melhor desempenho à performance escolar. Supõem-se que aqueles capazes de um melhor desempenho escolar seriam os mais capacitados para vencer no mercado de trabalho e ocupar as funções mais nobres e bem remuneradas na sociedade.

Esse conceito se reforça no ambiente em que o serviço público remunera melhor que o setor privado, além de conferir estabilidade no emprego e outros benefícios exclusivos ao servidor. A admissão por meio de concurso público é uma forma de absorver o que seria, em tese, a mão de obra mais qualificada.

Contradição entre meritocracia escolar e papel fundamental da educação

Essa visão da escola como promotora de diferenciação, estímulo à competição e, mais recentemente, como produtora de mão de obra esbarra em sérias críticas, uma vez que o papel fundamental da educação e do ensino é formar cidadãos, pessoas dotadas de capacidade de se articular e se inserir no contexto social de uma forma positiva.

O incentivo à diferenciação por desempenho só faz sentido enquanto preparação para uma sociedade competitiva. Mesmo a sociedade competitiva, não obstante, precisa de cidadãos, de pessoas capazes de refletir e transformar o meio.

Contradição do pensamento meritocrático

A outra contradição está presente na forma como o ensino é distribuído pelas diversas camadas da sociedade. Num país como o Brasil, marcado pela desigualdade entre classes sociais, a ideia meritocracia carece de substância que lhe dê viabilidade e coerência.

Nesse sentido, a escola como fator de diferenciação social não se sustenta na meritocracia, mas na distribuição das oportunidades. A qualidade do ensino é proporcional à categoria social. Para obter uma boa educação para seus filhos, os pais procuram o ensino particular, onde poderão ter uma melhor educação que nas escolas públicas. Em outras palavras, tal forma de distribuição do ensino tende a estabelecer um modelo com baixo índice de mobilidade social.

A privatização do ensino, inclusive superior, em voga no final do século passado, ampliou esse abismo social. Além dos aspectos econômicos, que afastam as camadas mais necessitadas prematuramente da escola, e da própria diferenciação da qualidade do ensino, há um terceiro aspecto, que faria toda a diferença mesmo em condições em que todos tivessem oportunidades iguais, que é o meio ambiente.

Estudos mostram que crianças que convivem com pais melhor educados, com acesso a bens culturais, possuem maior capacidade de rendimento escolar que aquelas que convivem em ambientes precários. Dessa forma, pode-se deduzir que a escola diferencia, sim, não pelo mérito, mas pela exclusão.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023