Categorias Sociologia

Sociologia como Ciência

A sociedade humana não é advinda do século XIX. A estruturação da sociedade é um processo que remonta à antiguidade e que envolve diferentes estágios de organização ao longo da teia histórica e geográfica.

Ao longo do tempo, buscou-se a compreensão da sociedade por meio da filosofia. Na Grécia antiga, o pensamento filosófico justificou e legitimou o ordenamento social. A religião é outro fator presente na organização da sociedade humana.

Basicamente, qualquer tipo de ordenamento social precisa ser legitimado por valores aceitos, sejam eles filosóficos ou religiosos. Durante o período absolutista, legitimava-se o direito dos monarcas como um direito divino.

Levando-se em conta que essas condições sempre estiveram presentes, apesar das idas e vindas da sociedade humana, proporcionadas pelas guerras e grandes mudanças históricas, é possível que se estranhe o fato da sociologia como ciência ter levado tanto tempo para surgir.

O ambiente histórico e a sociologia como ciência

O surgimento da sociologia como ciência é um fenômeno do século XIX, não havendo dúvida de que o nascimento do pensamento sociológico esteja ligado ao advento do iluminismo. Assim como não há dúvida de que as bases para a sociologia já estavam estabelecidas com Aristóteles, com o deslocamento da base do conhecimento da sensibilidade para a experimentação.

A sociologia dá um passo à frente. Busca o estudo científico dos diversos aspectos da sociedade humana, das formas como ela surge e se estrutura aos alicerces que a mantêm e as forças que são capazes de mudá-la. A sociologia é, enfim, o estudo da sociedade humana, que irá gerar novas visões sobre a mesma, assim como teorias voltadas para o seu reordenamento.

O terreno em que a sociologia como ciência começa a se desenvolver é marcado por aspectos que vão além do pensamento predominante. O ambiente para que a sociologia como ciência se materialize é criado por intensas mudanças na sociedade humana.

A igreja perde seu espaço como agente de ordenamento da sociedade, a Revolução Industrial cria novas classes e impulsiona o modo de economia capitalista, ao mesmo tempo em que as contradições do Liberalismo se avolumam. Surge uma sociedade mais complexa. Conferir-lhe ordem requer outras formas de pensá-la.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023