Clima tropical: o que é, tipos e mais!
De uma forma geral o clima tropical é considerado um clima mais quente e que abrange as principais áreas mais próximas aos trópicos de Capricórnio e Câncer. É possível dividir esse clima em dois grandes diferentes tipos: o clima tropical seco e o clima tropical úmido. E é claro que, dentro destes, existem também outras variações de sentido climáticas.
De uma forma geral o clima tropical pode ser caracterizado como uma faixa de transição, sendo ela localizada exatamente entre dois extremos – clima desértico, que como o seu próprio nome já nos dá a entender, é um clima de deserto, extremamente seco e sem qualquer fonte de água; e o clima equatorial, que é úmido de forma até excessiva por conta de sua altíssima pluviosidade.
Sendo assim, é certo afirmar que o clima tropical é um dos mais climas que apresenta o maior número de variação em suas características próprias.
Em algumas áreas, o clima tropical é capaz de nos apresentar estações bem equilibradas no que se refere à distribuição das épocas de chuva, que são fundamentais para a manutenção de qualquer espaço geográfico.
Mas, toda vez que ele começa a se aproximar dos trópicos essa mesma estação seca começa a aumentar, o que termina por caracterizar o famoso clima tropical seco – e evitado (a medida do possível) na grande parte das nações. Neste caso, a estação seca acaba sendo muito mais prolongada – quando em relação com as estações mais úmidas.
Mas, caso o contrário ocorra – ou seja, a estação mais úmida superar essa seca -, o clima tropical úmido é o instaurado na região.
Quais são as principais regiões de clima tropical?
Boa parte do território brasileiro conta com a expressão desse tipo de clima.
As principais regiões do mundo que o compreendem são:
• Partes da América do Sul, o que neste caso, inclui também o Brasil. As regiões Norte e Nordeste são as que mais recebem a influência deste tipo de clima;
• África do Sul;
• África Oriental;
• Sul da Ásia – países como Indochina e Índia são os que recebem influência direta deste tipo de clima, sendo que ele é, neste caso, condicionado por monções;
• Norte da Austrália também está presente nesta lista.
O clima tropical, de uma forma mais geral, fica em média dos 20 graus e é caracterizado por temperaturas mais quentes e elevadas que se espalham rapidamente por toda a extensão territorial daquele espaço. A amplitude, por sua vez, dificilmente ultrapassa os 10 graus.
Os verões nos países e estados com clima tropical predominante prometem ser extremamente quentes, andando lado a lado também com um tempo mais úmido, provocado especialmente pelas chuvas constantes.
Dessa forma, ele se caracteriza como um clima muito mais agradável, especialmente quando em comparação com o clima seco e desértico, que ocorre por conta da falta de chuvas naquela região em específico.
Já os invernos prometem temperaturas ainda mais frias, ou seja, menores do que o normal. Dessa forma, há uma cerca queda nos níveis de precipitação da água e as temperaturas também vão lá embaixo.
Tipos de clima tropical
Como já dissemos lá no comecinho, o clima tropical também se auto divide, o que gera algumas classificações com base em suas variações.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos tipos de clima tropical?
Clima equatorial
Para começar, o famoso clima equatorial pelo qual já demos um resumo anteriormente. Ele ocorre especialmente nas regiões que estão mais próximas a linha do Equador, e nesse sentido, as chuvas são extremamente frequentes, uma vez que é consequência do alto índice pluviométrico da região.
Em regiões de clima equatorial as chuvas são constantes em praticamente todas as estações do ano, ou seja, em todos os meses. A média pluviométrica é de 60mm.
Clima tropical seco
Já o tropical seco é aquele que aparece em regiões mais secas, e dificilmente, seguem por todo o ano – exceto por regiões pelo qual esse tipo de clima é predominante, como é o caso da cidade de São Pedro do Atacama, no Chile (uma das cidades mais secas do mundo) e algumas nações como é o caso do Egito e outros do Oriente Médio.
Nesta estação, o índice de chuvas é bem baixo e dificilmente ultrapassa o limite de 60mm, comum para o clima equatorial por exemplo.
Clima tropical de monção
Já esse tipo de clima tropical também ocorre unicamente em um período do ano, geralmente, quando o índice de chuvas é verdadeiramente elevado. No Brasil, não há qualquer ocorrência deste tipo de clima, encontrado no sul da Índia e especialmente na parte leste do continente africano.
Clima tropical de altitude
Por fim, o clima tropical de altitude é encontrado em regiões muito altas, como áreas cheias de montanhas e demais serras.
As temperaturas geralmente são similares com a do clima subtropical, com grande variação entre temperaturas mais quentes e mais frias. O índice de chuva mensal também é inferior à 60mm e as geadas são constantes.
Para aprofundar ainda mais os conhecimentos em clima, não deixe de conferir esse incrível artigo sobre o clima Mediterrâneo!